Pinheiros (SP) é bicampeão da Liga Handebol Brasil Feminina
Atualizado: 23 de Dez de 2019
Paulistas vencem a competição em casa e de forma invicta; UNIP São Bernardo é vice-campeão

O Esporte Clube Pinheiros venceu pela segunda vez a Liga Handebol Brasil Feminina (2013, 2016) ao bater a UNIP São Bernardo por 21 a 18 (11 a 5 no primeiro tempo). O Pinheiros não perdeu nenhuma partida na competição. A final do torneio aconteceu na tarde desse domingo (22/dez) no ginásio Henrique Vilaboim, no Clube Pinheiros, em São Paulo (SP).
Primeiro tempo
O Pinheiros começou acelerando as jogadas e com uma defesa muito forte, tanto que o primeiro gol de São Bernardo só foi marcado aos 11 minutos. Defensivamente São Bernardo até trabalhava bem, mas não aproveitava as chances no ataque. A atleta do Pinheiros, Fran da Rocha, se destacava atuando tanto como central, armadora esquerda e até na ponta, por vezes. São Bernardo entrou no jogo a partir do primeiro gol, mas a etapa acabou com a vantagem pinheirense por seis bolas (11 a 5).
Segundo tempo
Na etapa final São Bernardo voltou com outra postura. A reação veio principalmente com a entrada de Andressa Paizinho na armação central. A equipe do ABC chegou a derrubar a vantagem das donas da casa para dois gols. Mas o Pinheiros tinha Mayara Fier, a central campeã do mundo há exatos seis anos com a Seleção. Com muita variação de jogadas ela ajudou o time a segurar a diferença e chegar ao bicampeonato.
Destaque na partida também para as goleiras: Naira e Geandra pelo Pinheiros, e Flavinha e Laís por São Bernardo.
Naira Almeida foi considerada, ainda, a melhor jogadora da final.

Seleção do campeonato

O Pinheiros teve cinco atletas na seleção da Liga; Concórdia e São Bernardo também tiveram representantes:
Goleira – Naira Almeida (Pinheiros)
Armadora Esquerda – Patrícia Jesus (Pinheiros)
Armadora Direita – Gabriela Bitolo (Pinheiros)
Central – Fran da Rocha (Pinheiros)
Pivô – Livia Martins (UNIP São Bernardo)
Ponta Esquerda – Ana Claudia Bolzan (Pinheiros)
Ponta Direita – Ana Luiza Borba (UnC Concórdia)
Disputa do bronze

Na disputa do terceiro lugar o Concórdia venceu o Blumenau por 21 a 14 (9 a 5 no primeiro tempo). A partida marcou, ainda, as despedidas das armadoras Marcela e Scheyla do Blumenau, e da goleira Luciane Rotta, do Concórdia, após 13 anos na equipe.
Disputa de 5º e 6º lugares

A primeira partida do dia no ginásio poliesportivo do Pinheiros foi entre Força Atlética (GO) e Clube Português do Recife (PE) na briga pela quinta colocação do campeonato. O Português levou a melhor por 28 a 13 (14 a 8 no primeiro tempo).
Ranking Final
1º) Esporte Clube Pinheiros (SP)
2º) UNIP São Bernardo (SP)
3º) AAU UnC Concórdia (SC)
4º) Abluhand Blumenau (SC)
5º) Clube Português do Recife (PE)
6º) Força Atlética (GO)