• Redação

Novas datas do Handebol nas Olimpíadas de Tóquio são confirmadas

Partidas vão acontecer no Estádio Nacional de Yoyogi, em Tóquio; 12 equipes no masculino e 12 no feminino disputam o título olímpico

Estádio Yoyogi National Stadium

A organização do programa olímpico de Tóquio 2020 confirmou as novas datas para o torneio de handebol, já que as Olimpíadas foram adiadas para o período de 23 de julho a 9 de agosto de 2021. No entanto, é preciso lembrar que devido ao fuso horário de 12 horas à frente em relação ao Brasil (horário de Brasília), alguns jogos vão acontecer na madrugada e dia seguinte ao calendário original.


Forma de disputa

Ao todo, 12 seleções disputam o torneio de handebol. Na Fase Preliminar as equipes serão divididas em dois grupos com seis seleções e todos jogam entre si dentro da própria chave. As quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, seguidas da semifinal e disputas de bronze e ouro. O modelo da competição é o mesmo para os dois naipes.


Fase Preliminar

Na fase preliminar das competições de handebol terão seis jogos por dia, sempre dois por período e esses horários já foram determinados pela organização do evento, conforme a tabela abaixo:


Quartas de Final

Após a conclusão da fase preliminar, as quartas de final masculina começam a ser disputadas na noite da terça-feira, 3 de agosto e avançam pelo dia seguinte, em função da diferença de fuso horário. As quartas de final feminina iniciam na quarta-feira, 4 de agosto, e também continuam na madrugada do dia seguinte.


Semifinais

As semifinais seguem com os homens jogando as duas partidas na sexta-feira, 6 de agosto, e as mulheres no sábado, 7 de agosto.


Finais

A disputa das medalhas do masculino acontece no domingo pela manhã, dia 8 de agosto. As mulheres disputam o bronze no domingo à noite e o campeão e vice serão conhecidos na madrugada de segunda, data do encerramento das Olimpíadas.


Todos as partidas acontecem no Estádio Nacional Yoyogi, em Tóquio.


A Cerimônia de Abertura de Tóquio 2020 será realizada no sábado 24 de julho e a Cerimônia de encerramento será na segunda, 9 de agosto, ambas das 8h às 11h.


Todas as datas e horários dessa reportagem se referem ao horário de Brasília (GMT-3).


Dakar 2022 - Jogos Olímpicos da Juventude são adiados para 2026


O Senegal e o Comitê Olímpico Internacional (COI) concordaram em adiar os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2022 para 2026, o que “permite que o COI, os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais planejem melhor suas atividades, que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, pelos adiamentos subsequentes dos principais eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise global da saúde ”, segundo comunicado do COI .


Dakar 2022 foi escolhida para receber de volta o handebol de praia masculino e feminino após a enorme popularidade e sucesso do esporte quando estreou nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 em Buenos Aires, Argentina.

34 visualizações