• Andréa Rodrigues

Indicadas a Melhor Jogadora do Mundo de 2019 são anunciadas pela IHF

Votação popular começar na sexta-feira (3/jul); resultado será conhecido no dia 18 de julho

Como parte da celebração e que antecede a primeira Semana Internacional de Handebol, a IHF anunciou os indicados para Melhor Jogadora do Mundo Feminina de 2019. Os indicados foram decididos em janeiro por um painel de 18 especialistas, composto por nove treinadores e nove especialistas da IHF.


Treze nações e três continentes estiveram representados entre as atletas consideradas para a indicação ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo, com Noruega, Espanha e Rússia com a representação mais forte, com quatro jogadores cada.


Os fãs de handebol é que vão decidir a vencedora do prêmio entre as cinco finalistas. A ganhadora será anunciada no final da Semana Internacional de Handebol, em 18 de julho.


E as indicadas são…


Anna Vyakhireva - Rússia / Rostov-Don

Lateral Direita


A lateral direira russa Anna Vyakhireva foi uma peça-chave quando sua equipe conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Feminino da IHF em dezembro de 2019, bem como no início do ano, em que seu clube Rostov-Don chegou à final da Liga dos Campeões. Vyakhireva ficou no topo da competição em assistências na Campeonato do Mundo, com 62, e foi a segunda maior goleadora da Rússia, com 45 gols.


Sua atuação no torneio do Japão 2019 rendeu a Vyakhireva a posição de lateral direito do All-star Team, assim como na temporada da Champions League 2018/19. Recentemente, Vyakhireva foi nomeada para o All-star Team da Liga dos Campeões 2019/20, o que é outro ponto para seu desempenho em 2019, quando foi disputada a primeira metade da temporada.


Além de suas conquistas internacionais em 2019, tanto em clubes quanto em equipes nacionais, Vyakhireva comemorou o sucesso local com o Rostov-Don, vencendo o campeonato russo 2018/19.


Estavana Polman - Holanda / Team Esbjerg

Lateral esquerdo / central


Como a jogadora mais valiosa (MVP) do Campeonato Mundial Feminino de IHF de 2019, Estavana Polman desempenhou um papel fundamental no sucesso da Holanda na conquista de troféus. Polman ficou entre as artilheiras no torneio no Japão, com 58 gols, e foi a quarta em assistências, com 43. Juntamente com seu prêmio de MVP, Polman foi nomeada para o All-star Team Center no Campeonato do Mundo.


Com seu clube, a equipe Esbjerg, Polman teve um ótimo ano em 2019. A temporada terminou com o Esbjerg conquistando o segundo troféu do campeonato dinamarquês da história, além de chegar à final da competição internacional de segundo nível da Europa, a Copa EHF. Para a temporada 2019/20, o Esbjerg subiu para a principal competição de clubes, a Liga dos Campeões.


Polman foi fundamental em todas as competições pelo Esbjerg. Ela terminou como a quarta artilheira da Copa EHF 2018/19, e também está entre as artilheiras da Liga dos Campeões na primeira metade da temporada 2019/2020.


Stine Bredal Oftedal - Noruega / Györi Audi ETO KC

Central


As maiores realizações de Stine Oftedal em 2019 foram em competições de clubes, pois ela foi parte essencial da obtenção do título da Liga dos Campeões do Györi Audi ETO KC, depois de ganhar seu primeiro troféu com o clube na temporada anterior. Por seu papel na temporada 2018/19, Oftedal foi nomeado a para o All-star Team da Liga dos Campeões. O Györ também venceu o campeonato húngaro em 2018/19.


Mais tarde em 2019, Oftedal liderou a Noruega como capitã no Campeonato Mundial Feminino da IHF. No Japão 2019, a Noruega ficou em quarto lugar. Oftedal foi a artilheira da Noruega e a sétima artilheira do Campeonato do Mundo, com 51 gols. Ela também terminou em terceiro na assistência, com 47.


Lois Abbingh - Holanda / Rostov-Don

Lateral Esquerda


Ao lado de Polman, Lois Abbingh foi elemento fundamental para a conquista do título mundial da Holanda em dezembro de 2019. Abbingh foi a artilheira do Campeonato do Mundo, com 71 gols para a Holanda. Ela também fez 30 assistências.


No início do ano, jogando ao lado de Vyakhireva com o clube russo Rostov-Don, Abbingh chegou à final da Liga dos Campeões, e também venceu o campeonato russo. Foi a artilheira do Rostov na temporada 2018/19, com 63 gols.


Tess Wester - Holanda / Odense Håndbold

Goleira


A goleira holandesa Tess Wester terminou 2019 vencendo o Campeonato Mundial Feminino da IHF com a Holanda. Ela foi nomeada a goleira do All-star Team do Japão em 2019, depois de fazer 107 defesas - o segundo maior número da competição.


Pelo clube, Wester conquistou o terceiro lugar no campeonato dinamarquês, com o Odense, que chegou às quartas de final da Liga dos Campeões 2018/19, mas foi desclassificado pelo Györ nessa fase. Para a temporada 2019/20, o Odense disputou a segunda divisão, a EHF Cup.


Detalhes da votação


Este ano, a IHF incorporará a votação e o anúncio dos prêmios de Melhor Jogadora Mundial do Ano de 2019 e de Treinador (a) do Ano da IHF 2019 na celebração da primeira Semana Internacional de Handebol, de 12 a 18 de julho. A votação dos fãs acontece de sexta-feira, 3 de julho, até o dia 18 de julho. A IHF anunciará os vencedores em 18 de julho.


*com informações da IHF


0 visualização