• Redação

IHF anuncia indicados ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo de 2019

Finalistas foram escolhidos por especialistas e torcedores vão poder votar no seu atleta preferido do handebol

A Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês) anunciou nessa quarta-feira (1/jul) os cinco jogadores indicados ao prêmio de Melhor do Mundo em 2019. Os cinco finalistas foram decididos em janeiro por um painel de 18 especialistas, composto por nove treinadores e nove especialistas em IHF.


Doze nações foram representadas na primeira rodada de escolha antes da definição final dos cinco atletas. A França e a Noruega contaram cinco representações na primeira votação, a dos especialistas.


Os fãs do handebol vão poder votar no seu atleta preferido entre os cinco finalistas. O vencedor será anunciado no final da Semana Internacional de Handebol, em 18 de julho.


E os indicados são…


Mikkel Hansen - Dinamarca / Paris Saint-Germain HB

Lateral esquerdo / central


Hansen foi um dos jogadores que mais se destacou quando a Dinamarca conquistou seu primeiro título mundial em casa, em janeiro de 2019. A posição de Hansen como artilheiro – 72 gols – e o MVP do Campeonato Mundial Masculino de IHF de 2019 refletem sua importância particular em seu histórico vitorioso. Ele também ficou entre os cinco melhores em termos de assistência no Mundial da Alemanha/Dinamarca 2019, com 37 assistências.


No final de 2019, embora o Paris Saint-Germain, clube de Hansen, não tenha chegado à final da Liga dos Campeões, ele foi nomeado para o All-star Team nessa competição. Hansen também foi nomeado para o All-star Team no campeonato francês, onde o PSG conquistou o título pela quinta temporada consecutiva.


Sander Sagosen - Noruega / Paris Saint-Germain HB

Lateral esquerdo / central


Em janeiro de 2019, Sagosen a judou a levar a Noruega de volta à final do Campeonato do Mundo, onde disputou o título contra os anfitriões do evento pela segunda vez consecutiva. A Noruega terminou com a medalha de prata, e Sagosen foi nomeado para o All-star Team. As estatísticas de Sagosen na Alemanha/Dinamarca 2019 são diferentes das de Hansen – o norueguês liderou a competição com 47 assistências e foi o quinto artilheiro, com 51 gols.


Jogando ao lado de Hansen no PSG, Sagosen também venceu o campeonato francês e foi nomeado o melhor zagueiro da Liga Nacional.


Niklas Landin Jacobsen – Dinamarca / THW Kiel

Goleiro


Landin foi outro jogador chave para a conquista do título mundial da Dinamarca em 2019 e foi nomeado goleiro do All-star Team por sua atuação estelar no Campeonato Mundial Masculino IHF de 2019. Ao lado de outros dois goleiros, Landin registrou a maior taxa de defesas, com 38% ao longo da competição. Landin também se classificou entre os três principais goleiros na Alemanha / Dinamarca 2019.


Landin conquistou dois títulos de clubes com o THW Kiel em 2019, da Alemanha, vencendo a Copa EHF e a Copa da Alemanha, enquanto terminou como vice-campeão na Liga Alemã e no Super Globe da IHF. No Super Globe, ele era claramente o principal goleiro com 45 defesas - 14 à frente do seu rival mais próximo.


Luka Cindric - Croácia / PGE Vive Kielce / Barça

Central


Cindric começou 2019 com o sexto lugar da Croácia no Campeonato Mundial Masculino IHF de 2019. O zagueiro chegou à final da Liga dos Campeões, o VELUX EHF FINAL4, com seu clube PGE Vive Kielce, ficando em quarto lugar. Ele contribuiu com 59 gols na Liga dos Campeões durante a temporada e também fez parte do Kielce, conquistando o 16º título do campeonato polonês. Ele foi eleito o melhor zagueiro do campeonato polonês 2018/19.


No verão de 2019, a Cindric se transferiu para o Barcelona. Com o Barça, o craque croata chegou comemorando títulos, incluindo o troféu IHF Super Globe 2019. Cindric foi fundamental para o Barça conquistar o recorde do quinto título no Super Globe, liderando a equipe espanhola com 22 gols na competição, incluindo 11 na final.


Rasmus Lauge Schmidt - Dinamarca / SG Flensburg-Handewitt / Telekom Veszprém HC

Central


Lauge completa a lista de indicados dinamarqueses, como um dos mais importantes jogadores que levaram a Dinamarca à vitória em casa no Campeonato Mundial em janeiro de 2019. Lauge foi nomeado central do All-star Team na Alemanha / Dinamarca 2019, depois de contribuir com 44 gols e 35 assistências.


Em seu clube, Lauge terminou a temporada 2018/19 vencendo o campeonato alemão com seu clube, o SG Flensburg-Handewitt, antes de se transferir para o clube húngaro Telekom Veszprém HC durante o verão europeu. Ele foi nomeado para o All-star Team da Bundesliga como lateral esquerdo, antes de sua partida de Flensburg. No total, para ambos os clubes, Lauge marcou 78 gols na Liga dos Campeões em 2019 (36 para o Flensburg e 42 para o Veszprém).


Detalhes da votação


Este ano a IHF incorporará a votação e o anúncio dos prêmios de Jogador do Ano de 2019 e de Treinador do Ano de 2019 da IHF na celebração da primeira Semana Internacional de Handebol, de 12 a 18 de julho. A votação dos fãs para escolher os vencedores começa na sexta-feira, 3 de julho, e vai até o dia 18 de julho. A IHF anunciará os vencedores no dia 18 de julho.