• Redação

E aí, Marcão, o que você anda fazendo na pandemia para treinar?



Fala galerinha! Belezinha? Aqui é o Marcão, goleiro do Pinheiros.

Vou falar pra vocês um pouco do que é esse meu momento de isolamento social, de pandemia, de quarentena e esse tempo todo que estou em casa. Como eu tenho utilizado esse tempo pra atender uma série de situações: treinos físicos com o clube, meus treinos específicos pra goleiro e as aulas que ministro a parte no meu trabalho no Studio MF16 junto com a Fernanda Barbosa, onde atendemos os jogadores de linha (atacantes) e goleiros...


Tenho feito bastante lives. E converso com uma galera que é base, nível escolar, acadêmico e até do nível avançado. O pessoal pergunta muito: E aí Marcão, o que você tem feito? O que é bom fazer, o que é interessante fazer nesse momento, pra não ficar em casa perdendo tempo? Temos que lembrar de aproveitar esses momentos. E enquanto não aparece uma vacina, temos que nos virar pra não deixar esse tempo ocioso atrapalhar. Então essa é a pergunta que eu mais ouço nas lives e bate papos virtuais.


Eu tenho feito os treinos específicos pra goleiro de handebol, aquilo que eu preciso pra me manter ativo e longe de uma realidade sedentária. É preciso se manter ativo pra não ter tanto problema de se readaptar quando retornarem as atividades presenciais. Eu tenho feito exercícios no estúdio, em casa, no apartamento, tentando encontrar espaços, adaptar locais, arrastar sofá pra fazer os exercícios que exigem movimentos específicos do goleiro de handebol. Ou seja, um movimento de afastamento pra defesa baixa, um movimento de afastamento pra defesa alta, chutes à meia altura, coordenativos, trabalhar um pouquinho das condições, de olhar um vídeo e analisar como um goleiro está jogando, como o goleiro de um outro time está jogando, times aqui do Brasil, de fora... Hoje nós temos a ferramenta da internet, o site da IHF- Federação Internacional de Handebol – tem muita coisa bacana pra olhar, pra analisar, pra se atualizar.


Então quando me perguntam: “Poxa, Marcão, o que você está fazendo, quais seriam as sugestões pra mim que sou goleiro, que estou em casa, que preciso fazer alguma coisa? Quero fazer alguma coisa!”, isso é muito bacana. Então essa é uma condição, de brincar, de fazer, por exemplo, séries de movimentos completos, de defesas – Tipo, duas vezes defesas baixas, duas vezes defesas altas, duas vezes chute à meia altura, sabe? Brincar de fazer isso, em blocos de: duas, três, quatro ou cinco séries dessas repetições.


São dicas que vocês podem utilizar. Isso vai mexer um pouco com o cardiorrespiratório, uma parte anaeróbia, pois são movimentos explosivos. Aí, um cuidado! Para aqueles que não estão treinando, fazendo uma atividade física como fortalecimento, é preciso ter cuidado para evitar lesão. Os movimentos do goleiro têm muitas situações explosivas, que exigem muito da musculatura, do complexo articular. Façam movimentos no início bem sub máximos, movimentos lentos, tranquilos, não com tanta amplitude, com pouca exigência física, pra servir como adaptação.


Claro, somado a isso, brinquem de entrar na internet e buscar os jogos no Youtube. Olhar não um jogo completo como torcedor, como espectador. Olhar para analisar o jogo. Levantem algumas questões, algumas perguntas, ou você mesmo ou você com o seu técnico, um amigo. Pegue algumas dicas sobre o que é importante o goleiro de handebol conhecer: o que acontece no ataque com relação às jogadas, pra isso facilitar a antecipação do goleiro frente a um momento de arremesso, facilitar e aumentar as chances de defesa do goleiro. É importante conhecer um pouco do que acontece no sistema técnico-tático. Façam um pouco dessa lição de casa e vocês vão acrescentar demais naquilo que é a formação do atleta, naquilo que é aproveitar esse momento com conhecimento.


Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!



Sobre o autor:

Marcos Paulo dos Santos é goleiro do Esporte Clube Pinheiros e defendeu a Seleção Brasileira de Handebol adulto por 12 anos. Foi campeão Pan-Americano em Santo Domingo 2003, tem 15 Títulos da Liga Nacional, 8 Títulos do Campeonato Paulista, foi 3º Colocado no Mundial de Clubes – Quatar 2004 e participou das Olimpíadas de Atenas em 2004. Atualmente é sócio-proprietário do Studio MF16 – Treinamento Funcional em São Bernardo do Campo (SP). É Formado em Educação Física, Pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e em Treinamento Esportivo, além de graduando em Fisioterapia.



SOBRE A PÁGINA

O olhar do goleiro sobre o jogo, rotina de treinos, competições, desempenho e informações em geral sobre a posição.

Convidamos você também a participar. Deixe aqui seu comentário, envie sua sugestão de assunto e entrevistas, elogios ou críticas para o email do HandBlog da Tchê Esportes.

Se preferir, ainda temos um canal de comunicação do whatsapp



34 visualizações