Brasil começa em Portugal preparação para o Mundial do Egito

Bruno Souza, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, acompanha fase de preparação para o campeonato

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol realizou testes de Covid-19, foi liberada e começou nessa terça-feira (29/dez) a preparação para o Campeonato Mundial do Egito 2021, que acontece de 13 a 30 de janeiro. A fase de treinamento no Centro de Alto Rendimento do Rio Maior, base do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Portugal, vai até o dia 8 de janeiro. A equipe ganhou o reforço extra de Bruno Souza, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento e que já foi o terceiro melhor jogador de handebol do mundo. Ele está com a delegação e acompanhou o primeiro treino da Seleção.

“Pra gente é uma honra ter o Bruno aqui, não só pelo jogador de handebol que foi, um ídolo para os nossos jogadores, mas também porque está aqui a trabalho como secretário de Alto Rendimento acompanhando nosso trabalho, compartilhando experiência, e para nós isso é muito importante”, disse Marcus Tatá Oliveira, técnico da Seleção Brasileira.


Bruno Souza já tinha em agenda a visita às instalações do Centro de Treinamento que recebeu os atletas em preparação para Tóquio 2021. Será uma visita de seis dias e um dos compromissos inclui uma palestra para a delegação brasileira. “Tanto o COB quanto a Confederação acharam conveniente, por toda a experiência que eu tive com o handebol e pelo momento difícil que o handebol está passando, casar a minha visita como secretário especial com o treinamento da Seleção. Há muito tempo eu não vivia esse ambiente, de estar perto da quadra, e reencontrei amigos na comissão técnica. É uma felicidade gigante de estar ali na beira da quadra, de receber o carinho de todo mundo, e de poder estar vivenciando um pouco mais de tudo isso de novo”, contou o secretário.

O primeiro dia de treinos foi marcado por muita conversa da comissão técnica e, também, dos atletas que compõem o grupo. Também teve trabalho técnico-tático com bola. Foi um início leve, de ambientação, e o período da tarde teve avaliações físicas com o preparador físico Claudio Machado e o fisioterapeuta Daniel Augusto dos Santos. Está previsto para a quarta-feira (30/dez) mais treinos com bola.


“A gente está muito focado e precisa aproveitar bem esse período para chegar lá (no Egito) e dar o nosso melhor, sair com o melhor resultado possível, tentar buscar o primeiro lugar do grupo, coisa que é muito difícil. A preparação está sendo muito boa aqui em Portugal, as instalações são ótimas, a estrutura está sendo perfeita”, falou o central Henrique Teixeira, que esteve no grupo que conquistou o nono lugar no Mundial de 2019.


O período de treinamento em Rio Maior será de 28 de dezembro a 8 de janeiro. Não há previsão de realizar amistosos por causa dos protocolos para evitar o contágio da Covid-19. A preparação continua já no Cairo, de 9 a 14 de janeiro. A primeira partida do Brasil no Mundial do Egito será no dia 15 de janeiro contra a Espanha. O Brasil está no grupo B, ao lado também de Tunísia e Polônia.


Elenco:


Goleiros

LEONARDO VIAL TERÇARIOL (CB Benidorm)

MAIK FERREIRA DOS SANTOS (Liga Taubateana de Handebol SP)

RANGEL LUAN DA ROSA (Club Balonmano Ciudad De LogroÑo)


Centrais

HENRIQUE SELICANI TEIXEIRA (CSM Bucharest)

JOAO PEDRO FRANCISCO DA SILVA (Club Balonmano Puente Genil)

ARTHUR PATRIANOVA (Atletico Valladolid)


Laterais Direito

GUSTAVO CESAR RODRIGUES (Pontault-Combault Hanball)

JOSÉ GUILHERME DE TOLEDO (CS Minaur Baia Mare)

GABRIEL CERETTA JUNG (Club Balonmano Ciudad De LogroÑo)


Laterais Esquerdo

HANIEL VINICIUS INOUE LANGARO (Barcelona)

LEONARDO DUTRA (Orlen Wisla Plock)

THIAGO PONCIANO (Club Balonmano Ciudad Encantada)

THIAGUS PETRUS GONÇALVES (Barcelona)


Pivôs

MATHEUS FRANCISCO DA SILVA (Club Deportivo Bidasoa)

ROGERIO MORAES FERREIRA (Veszprém)

VINICIUS SANTOS TEIXEIRA (Liga Taubateana de Handebol SP)


Pontas Direita

FABIO ROCHA CHIUFFA (Dobrogea sud Constanta)

RUDOLPH HACKBARTH (Club Balonmano Ciudad De LogroÑo)


Pontas Esquerda

CLEBER ANTONIO DE ANDRADE (Liga Taubateana de Handebol SP)

FELIPE BORGES DUTRA RIBEIRO (US Créteil Handball)



Comissão Técnica:

Marcus Ricardo de Oliveira (Tatá) – Técnico

Giancarlos Ramirez – Auxiliar Técnico

Leonardo Tezelli Bortolini – Auxiliar Técnico

Claudio Machado Pinto e Silva – Preparador Físico

Daniel Augusto dos Santos – Fisioterapeuta

Luan Monteiro – Analista de Desempenho

Rafael Akio Umezu – Supervisor