• Andréa Rodrigues

Brasil começa contra a Espanha no Mundial de Handebol do Egito 2021

Calendário da competição masculina foi definido; estreia da Seleção Brasileira vai ser no dia 15 de janeiro

O Brasil vai fazer a sua estreia no 27º Campeonato Mundial de Handebol Masculino do Egito 2021 contra a Espanha, do técnico Jordi Ribera, no dia 15 de janeiro. O Brasil está no grupo B, onde estão ainda a Tunísia e a Polônia. Os jogos da primeira fase vão acontecer no Cairo Stadium Sports Hall. O Mundial Masculino de Handebol 2021 acontece entre os dias 13 e 31 de janeiro, no Egito.


O calendário da competição foi divulgado pela Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês). A partida de abertura será a única no dia 13 de janeiro entre o anfitrião Egito e o representante Sul e Centro Americano que será escolhido em um torneio no Uruguai entre os dias 2 e 8 novembro.


No dia seguinte, 14 de janeiro, os jogos começam em vários grupos. A Suécia e a República Tcheca se enfrentam para a segunda partida da primeira rodada do Grupo G, enquanto o Grupo E começa com a Áustria enfrentando o vencedor do Campeonato Masculino de Handebol da América do Norte e do Caribe em 2020.


A segunda partida do Grupo E é uma das mais esperadas da primeira rodada. Nesta partida, a Noruega, vice-campeã nos dois últimos mundiais, começa a campanha contra campeã Mundial de 2017, a França, que também conquistou a medalha de bronze em 2019.


O Grupo F começa com um confronto africano entre Argélia e Marrocos, antes de Portugal enfrentar a Islândia em sua primeira partida pelo Campeonato Mundial desde 2005. Bielorrússia e Rússia se enfrentam pela primeira vez no Grupo H, antes que a Eslovênia, que foi medalha de bronze em 2017, enfrente a República da Coreia.


No dia 15 de janeiro, todas as 32 equipes terão jogado, já que os Grupos A, B, C e D farão suas primeiras partidas. A atual campeã mundial Dinamarca enfrenta o Bahrein pela segunda partida do grupo D, enquanto a Argentina enfrenta a República Democrática do Congo, em sua estreia em mundiais.


O Grupo A começará com a semifinalista do Mundial de 2019, a Alemanha, enfrentando o estreante Uruguai, e a Hungria enfrenta outra equipe estreante mundiais, Cabo Verde.


No grupo B, além de Brasil e Espanha, atual campeã europeia, tem Tunísia e Polônia.


No Grupo C, o Catar, prata no Campeonato do Mundo de 2015, abre a campanha contra Angola no que será a revanche de um dos jogos mais memoráveis do Mundial de 2019, quando Angola venceu por um gol nos segundos finais. O dia de abertura do Grupo C termina com a Croácia, vice-campeã do EHF EURO 2020, contra o Japão.


Locais dos jogos

O Grupo G, casa do anfitrião Egito, jogará no Cairo Stadium Sports Hall, assim como o Grupo D.

Os Grupos A e E jogarão em Gizé no 6th of October Sports Hall. Os Grupos B e F terão sede no New Capital Sports Hall e os Grupos C e H jogarão em Alexandria, no Borg Al Arab Sports Hall.


Todas as 32 equipes vão jogar três jogos na fase preliminar e as três melhores de cada um dos oito grupos seguem para a fase seguinte – o Main Round – e serão alocados em quatro grupos com seis seleções a partir do dia 20 de janeiro. As duas equipes melhores classificadas de cada grupo avançam para as quartas de final a partir de 27 de Janeiro.


As seleções que não chegarem à fase principal disputarão a Copa dos Presidentes, que começa também no dia 20 de janeiro. As partidas pelas medalhas de bronze e ouro serão disputadas no dia 31 de janeiro, no Cairo Stadium Sports Hall.


Os grupos ficaram assim distribuídos: