• Redação

As cinco cores na quadra de Handebol


Fala Handebolista!


Hoje nesse texto do HandBlog Via de Regra eu quero apresentar um tema muito importante para o desenvolvimento dos jogos de Handebol: as cinco cores existentes dentro de quadra no momento da partida.


Mas como assim, cores no Handebol?


Se ficou interessado(a) eu convido você a continuar lendo o texto abaixo.


O jogo de handebol é composto por jogadores de linha, goleiros, treinadores e árbitros, que estão dividindo o mesmo espaço dentro das quatros linhas da quadra. E para que todos tenham uma boa harmonia, precisam estar identificados com cores correspondentes para a função que exercem durante o jogo.


Pensando nesse tema, vamos abordar a importância das cores e as suas respectivas ações.


No jogo de Handebol temos que ter cinco cores.


Vamos ver o exemplo da Final da Liga Feminina de Handebol de 2017.


Cada equipe tem o direito de usar duas cores durante a partida.


A goleira da equipe mandante (equipe da casa), joga de verde e as suas companheiras, jogadoras de linha, estão de preto.

Equipe mandante - São Bernardo (SP)

Vamos às cores da equipe visitante. As jogadoras de linha jogam de amarelo e as goleiras usam azul.

Equipe visitante - Concórdia (SC)

Até aqui já temos quatro cores diferentes dentro da quadra, uma para cada jogadora que está na posição de goleira, e uma cor para as jogadoras de linha de cada equipe.


Ok! Mas e a quinta cor, Adriano?


A quinta cor é destinada aos árbitros da partida, que devem usar uma cor que seja totalmente diferente das quatro que já estão sendo usadas pelas equipes. Nesse caso aqui a cor vermelha é um bom exemplo!


Os árbitros Daniel Magalhães e Adriano Rocha formavam dupla em 2017

Sempre quando você for fazer um jogo é muito importante entrar em contato antes com a equipe adversária para poder combinar os uniformes que serão usados.


Em algumas competições, geralmente o time da casa joga com cores mais claras e o visitante, com cores escuras.


Os árbitros que já conhecem as equipes podem levar as cores que não irão atrapalhar ambos os times. Mas se por acaso eles não conhecerem as cores dos uniformes que serão usados devem levar pelo menos cinco cores diferentes para os jogos.


Ah... um lembrete importante sobre as camisetas dos(as) treinadores(as)! Eles podem usar a mesma cor da sua equipe. Mas nunca usar as mesmas cores da equipe adversária.


Se você quiser saber mais, veja o vídeo que eu gravei sobre esse tema para o canal do Handebol em Foco.


Esse foi nosso primeiro artigo para o Handblog. Espero que você tenha gostado e que possa ser útil na sua prática diária de trabalho!


Um grande abraço, handebolista. E até a próxima!!!



PERFIL DO AUTOR

Adriano Alves Rocha é Profissional de Educação Física, Árbitro Internacional de Handebol e CEO da Handebol EM FOCO. Docente universitário da Faculdade FAM – Faculdade de Americana.

SOBRE A PÁGINA

Via de Regra é o espaço para a cobertura do handebol sob o olhar da arbitragem, com histórias, análises e explicações sobre regras da modalidade.

Convidamos você também a participar. Deixe aqui seu comentário, envie sua sugestão de assunto e entrevistas, elogios ou críticas para o email do HandBlog da Tchê Esportes.

Se preferir, ainda temos o canal de comunicação do whatsapp.



115 visualizações