• Andréa Rodrigues

Brasil vence a Argentina e leva o título do Torneio Quatro Nações


Seleção Masculina de Handebol comemorou a vitória agradecendo a torcida que lotou o ginásio em São Bernardo do Campo (SP)


O Brasil venceu a Argentina por 26 a 23 e conquistou o IV Torneio Quatro Nações de Handebol Masculino na manhã desse domingo (29/out) no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). A terceira e última partida do Torneio Quatro Nações, além de ser entre os eternos rivais sul-americanos, foi como uma final da competição, já que as duas seleções tinham vencido duas partidas.

DESTAQUE

MELHOR ATLETA

O central brasileiro João Pedro foi escolhido o melhor atleta do torneio. O melhor goleiro foi o argentino Leonel Maciel.


DESTAQUE

ARTILHEIRO

Haniel Langaro, armador do Brasil, foi o artilheiro do jogo com sete gols.


Primeiro Tempo

As duas defesas começaram trabalhando muito e o goleiro da Argentina parava o ataque brasileiro. O primeiro gol do jogo saiu somente aos quatro minutos e foi da Argentina. O Brasil respondeu um minuto depois com Zé em uma jogada de muita velocidade.


A torcida vibrava muito e foi à loucura aos 7min30seg, quando Borges, no contra-ataque, fez um belo gol usando o recurso da rosca, ampliando para 2 a 1. Até os 10 minutos a partida seguia equilibrada, com o Brasil em vantagem recém conquistada de dois gols.

O técnico argentino Manuel Cadenas resolveu então pedir tempo. Nesse momento o Brasil jogava com os pontas Chiuffa e Borges, os meias Petrus e Zé, o central João, o pivô Tchê e o goleiro Ferrugem. No banco estavam Haniel, Teixeira, Alemão,Osvaldo, Lucas, Peão, Ponciano, Leo Almeida e Bombom.

O Brasil seguia com pequena vantagem, com a defesa roubando muitas bolas, mas o ataque parava nas defesas precisas do goleiro argentino Leonel Maciel, atleta do Cuenca, da Espanha. Aos 19 min Haniel, que recém tinha entrado, marca o nono gol brasileiro. Um minuto depois Chiuffa coloca o Brasil em vantagem de quatro gols (10 a 6).

Aos 22min40seg Ferrugem faz um bonita e difícil defesa de um chute de 9 metros, levantando ainda mais a torcida no ginásio. O Brasil era duro na defesa, mas como Brasil e Argentina é sempre muito disputado, aos 25min Alemão levou 2min e Bombom entrou para defender o 7m batido pela Argentina. Aos 26 a Seleção Brasileira também ficou por 2min sem Petrus e segurou los hermanos apenas com quatro na defesa.

No último minuto da primeira etapa o Brasil atacou com sete jogadores, mas perdeu a bola e a Argentina aproveitou o gol vazio para diminuir o placar. O primeiro tempo terminou com o placar de 14 9 para os brasileiros.

Segundo Tempo

As duas equipes voltaram com alguns jogadores mais descansados para a segunda etapa. No Brasil entraram Lucas, Léo Almeida, Teixeira, Osvaldo, Alemão e BomBom, além de Petrus, que já tinha participado de boa parte do primeiro tempo. Aos 5min o placar era de 17 a 12 para o Brasil.

Aos 6min30seg o jogador argentino Juan Fernandez levou 2min do banco por ter dito ofensas após uma jogada mais dura da defesa brasileira. A comissão técnica da Argentina ficou inconformada com a situação. Aos 10min o Brasil vencia por 19 a 15 e só não fazia mais porque o goleiro Juan Bar também estava em dia inspirado e contava com a ajuda de sua defesa.

Com 13min30seg o técnico Manuel Cadenas pediu tempo para tentar mudar as ações do grupo. Mas nada mudava muito em quadra e ele começou a ficar bastante nervoso fora da quadra. Lance inusitado é que precisaram dois argentinos para segurar o pivô brasileiro Tchê, que chegou a ser derrubado pelos dois adversários.

A Seleção Brasileira entrou nos últimos dez minutos com vantagem de três bolas. Aos 22min, ao ver a vantagem cair para dois gols, o técnico Washington Nunes pediu tempo. A partida ficou ainda mais tensa, e qualquer erro poderia custar o título ao Brasil, que ainda viu a Argentina ficar a apenas um gol. O técnico argentino ainda pediria seu último tempo aos 26min, mas a Seleção Brasileira voltou a encaixar os ataques.

Para assegurar que nada desse errado, Washington Nunes ainda pediu mais um tempo. E o último minuto teve gol de Tchê, 2min para João, mais um gol da Argentina e a contagem regressiva da torcida amarela para mais um título do Brasil.


IV TORNEIO QUATRO NAÇÕES

RESULTADOS

27/OUT - SEXTA

Argentina 29x24 Chile Brasil 34x15 Uruguai

PRÓXIMOS JOGOS

28/OUT - SÁBADO Argentina 35x18 Uruguai Brasil 30x17 Chile

29/OUT - DOMINGO Brasil 26x23 Argentina Uruguai 22x21 Chile

Local: ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib Av. Kennedy, 1115 - São Bernardo do Campo (SP)

Seleção Masculina de Handebol


Goleiros

César Almeida 'Bombom' (BM Granollers-Espanha)

João Victor Perez Feliciano (1955 Batman Belediyespor-Turquia)

Leonardo Terçariol 'Ferrugem' (JS Cherbourg Manche HB-França).

Armadores

Gustavo Rodrigues (US Créteil Handball-França)

Haniel Langaro (Dunkerque Handball Grand Littoral-França) José Guilherme de Toledo (Wisla Plock-Polônia)

Oswaldo Maestro Guimarães (Helvetia Anaitasuna-Espanha)

Thiago Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha)

Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Pick Szeged-Hungria).

Centrais

Acácio Marques Moreira Filho (BM Ademar León-Espanha)

Henrique Teixeira (BM Bada Huesca-Espanha)

João Pedro Silva (Sport Lisboa e Benfica-Portugal).

Pontas

André Martins Soares 'Alemão' (Taubaté/FAB/Unitau-SP)

Arthur Flosi Alexandre Peão (EC Pinheiros-SP)

Cleryston Novais (Aziziye Belediyese Termalspor-Turquia)

Fábio Chiuffa (BM Logroño-Espanha)

Felipe Borges (Sporting Clube de Portugal)

Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha)

Rudolph Hackbarth (EC Pinheiros-SP).

Pivôs

Alexandro Pozzer 'Tchê' (Dunkerque Handball Grand Littoral-França)

Felipe Santaela 'Panda' 'FC Porto-Portugal)

Leonardo Domenech (Club Balonmano Angel Ximenes Puente Genil-Espanha).

A COMPETIÇÃO

O Torneio de Handebol "Quatro Nações" acontece desde 2014 e é organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

I) 2014 - São Bernardo do Campo (SP)

  1. Brasil

  2. Egito

  3. Argentina

  4. Argélia

II) 2015 - João Pessoa (PB)

  1. Brasil

  2. Tunísia

  3. Cuba

  4. Chile

III) 2016 - São Bernardo do Campo (SP)

  1. Brasil

  2. Chile

  3. Cuba

  4. Canadá

IV) São Bernardo do Campo (SP)

  1. Argentina

  2. Brasil

  3. Uruguai

  4. Chile

#noticias #mundialfrança2017masculino #seleçãoadultam #handebolnacional #SeleçãoBrasileiraHandebol

0 visualização