• Andréa Rodrigues

Em preparação para o Pan, Brasil conquista título do III Torneio Quatro Nações


Sob o comando do técnico Sérgio Graciano, equipe derrotou Portugal e levantou o troféu diante da torcida


Invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do III Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol, neste domingo (11), e fez a festa da torcida verde e amarela. Ao derrotar Portugal, por 35 a 29 (17 a 13 no primeiro tempo), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), a equipe levantou o troféu e comemorou um passo importante na preparação para o Pan-Americano da Argentina, que começa no dia 18.

Durante o torneio que teve início na sexta-feira (9), o Brasil passou com placares elásticos pelo Chile e República Dominicana, que ainda hoje, às 14h30, decidem quem fica com a terceira colocação.

Ao seguir a estratégia proposta para essa etapa, Sérgio Graciano dividiu mais uma vez a Seleção em três grupos. Uma parte ficou de fora do confronto e outras duas em quadra para enfrentar as portuguesas. Desta vez, ele preferiu começar a partida com o grupo das atletas mais experientes.

Primeiro tempo

No início do primeiro tempo, Portugal conseguiu fazer uma certa pressão, atrapalhou a defesa brasileira e levou os primeiros minutos com bastante igualdade no placar, chegando até mesmo a ficar na frente. No final da primeira parte o Brasil conseguiu deslanchar. Encontrou espaço no ataque e abriu cinco gols.

Segundo tempo

Na segunda etapa, as brasileiras seguiram com os contra-ataques com velocidade, principalmente explorando as pontas, e conseguiram manter a vantagem por volta dos cinco gols o tempo todo. O revezamento das equipes foi mantido, permitindo, assim, ao treinador seguir com a avaliação que precisa para definir as atletas que seguirão para o Pan-Americano.

Com uma energia importante da torcida brasileira durante toda a competição, Graciano gostou muito da primeira experiência como técnico interino da Seleção. "Todo técnico tem como sonho e objetivo estar à frente da Seleção. Tenho muito orgulho de poder fazer parte do processo, estar em um torneio muito bem organizado como esse e com o público que veio torcer. Temos ainda um trabalho pela frente, visando o Pan-Americano e vamos ter bastante coisa para fazer ainda", comentou.


Com um placar mais igualado do que nos primeiros dias, o Brasil precisou se acertar em alguns fundamentos para faturar a vitória. Porém, a dificuldade um pouco maior diante de Portugal foi positiva para que o técnico pudesse analisar diferentes aspectos. "Hoje a nossa primeira equipe não defendeu bem. No segundo tempo melhorou um pouco, mas ainda esteve abaixo do que esperamos delas defensivamente. A partir de quarta-feira teremos 16 atletas e começaremos a misturar as atletas e implantar a equipe ideal defensiva. Até aqui tivemos três grupos de trabalho e a partir de agora vamos trabalhar com a Seleção Brasileira", disse Graciano, explicando o sistema que tem sido utilizado desde o início da fase.

A armadora Duda Amorim, como uma das mais experientes do time, também fez uma avaliação crítica sobre a atuação brasileira. "Acredito que hoje a nossa defesa deixou a desejar. Não foi um trabalho muito bom. Mas, é um novo ciclo que está vindo. Temos muitas meninas com talento, mas precisamos de muito trabalho juntas. O Graciano já está buscando isso e acho que com a chegada do Jorge Dueñas (técnico espanhol que assumirá a Seleção a partir de agosto) e a implementação de um trabalho mais coletivo vai ser bom para nós. Agora para o Pan acredito que temos equipe e energia para nos classificarmos. Isso é o mais importante. E, mais para a frente continuamos o resto do trabalho."


Brasil e Portugal voltam a se encontrar nesta terça-feira (13), às 19h30, no mesmo local, em um amistoso que ainda faz parte da preparação da equipe nacional para o Pan.

DESTAQUE

GOLS DO BRASIL


Jéssica Quintino (6), Bruna (5), Samira (5), Ana Paula (4), Duda (3), Deonise (3), Amanda (2), Larissa Araujo (2), Mayara (2), Mariana Costa (2) e Regiane (2). Gols de Portugal: Mariana (8), Soraia (4), Sandra (3), Erica (3), Claudia (3), Maria (3), Cristiana (1), Patricia (1) e Adriana (1).

Programação de jogos Torneio Quatro Nações e amistoso

09/06 - SEX Portugal 26 x 14 República Dominicana Brasil 40 x 13 Chile

10/06 - SAB Portugal 31 x 26 Chile Brasil 36 x 9 República Dominicana

11/06 - DOM Brasil 35 x 29 Portugal (Esporte Espetacular) 14h30 - Chile x República Dominicana

13/06 - TER 19h30 - Brasil x Portugal - AMISTOSO INTERNACIONAL


Confira as 21 jogadoras convocadas para a disputa do III Torneio Quatro Nações:

Goleiras

Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria)

Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega)

Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).

Armadoras

Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC)

Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França)

Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca)

Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria)

Mariane Cristina Oliveira Fernandes (São Bernardo-SP)

Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).

Centrais

Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia)

Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP)

Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).

Pontas

Adriana Cardoso de Castro (HSG Blomberg-Lippe-Alemanha)

Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP)

Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca)

Larissa Fais Munhoz Araujo (Erd Noi Késilabda-Hungria)

Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca)

Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).

Pivôs

Regiane dos Santos Silva (São Bernardo-SP)

Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP)

Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).

Comissão técnica:

Técnico: Sérgio Luiz Graciano Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano) Assistente técnico: Cristiano Rocha Médica: Pauline Bittencourt Fisioterapeuta: Marina Calister Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri Massoterapeuta: Aparecida Rocha Supervisor: Álvaro Herdeiro

#noticias #seleçãoadultaf #handebolnacional

0 visualização