Em preparação para o Pan, Brasil conquista título do III Torneio Quatro Nações


Sob o comando do técnico Sérgio Graciano, equipe derrotou Portugal e levantou o troféu diante da torcida


Seleção Brasileira é Campeã do III Torneio 4 Nações. (foto Cinara Piccolo/Photo&Grafia )

Invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do III Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol, neste domingo (11), e fez a festa da torcida verde e amarela. Ao derrotar Portugal, por 35 a 29 (17 a 13 no primeiro tempo), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), a equipe levantou o troféu e comemorou um passo importante na preparação para o Pan-Americano da Argentina, que começa no dia 18.

Durante o torneio que teve início na sexta-feira (9), o Brasil passou com placares elásticos pelo Chile e República Dominicana, que ainda hoje, às 14h30, decidem quem fica com a terceira colocação.

Ao seguir a estratégia proposta para essa etapa, Sérgio Graciano dividiu mais uma vez a Seleção em três grupos. Uma parte ficou de fora do confronto e outras duas em quadra para enfrentar as portuguesas. Desta vez, ele preferiu começar a partida com o grupo das atletas mais experientes.

Primeiro tempo

No início do primeiro tempo, Portugal conseguiu fazer uma certa pressão, atrapalhou a defesa brasileira e levou os primeiros minutos com bastante igualdade no placar, chegando até mesmo a ficar na frente. No final da primeira parte o Brasil conseguiu deslanchar. Encontrou espaço no ataque e abriu cinco gols.

Segundo tempo

Na segunda etapa, as brasileiras seguiram com os contra-ataques com velocidade, principalmente explorando as pontas, e conseguiram manter a vantagem por volta dos cinco gols o tempo todo. O revezamento das equipes foi mantido, permitindo, assim, ao treinador seguir com a avaliação que precisa para definir as atletas que seguirão para o Pan-Americano.

Com uma energia importante da torcida brasileira durante toda a competição, Graciano gostou muito da primeira experiência como técnico interino da Seleção. "Todo técnico tem como sonho e objetivo estar à frente da Seleção. Tenho muito orgulho de poder fazer parte do processo, estar em um torneio muito bem organizado como esse e com o público que veio torcer. Temos ainda um trabalho pela frente, visando o Pan-Americano e vamos ter bastante coisa para fazer ainda", comentou.


Sérgio Graciano, técnico interino Seleção Brasileira. (foto reprodução TV Globo)

Com um placar mais igualado do que nos primeiros dias, o Brasil precisou se acertar em alguns fundamentos para faturar a vitória. Porém, a dificuldade um pouco maior diante de Portugal foi positiva para que o técnico pudesse analisar diferentes aspectos. "Hoje a nossa primeira equipe não defendeu bem. No segundo tempo melhorou um pouco, mas ainda esteve abaixo do que esperamos delas defensivamente. A partir de quarta-feira teremos 16 atletas e começaremos a misturar as atletas e implantar a equipe ideal defensiva. Até aqui tivemos três grupos de trabalho e a partir de agora vamos trabalhar com a Seleção Brasileira", disse Graciano, explicando o sistema que tem sido utilizado desde o início da fase.

A armadora Duda Amorim, como uma das mais experientes do time, também fez uma avaliação crítica sobre a atuação brasileira. "Acredito que hoje a nossa defesa deixou a desejar. Não foi um trabalho muito bom. Mas, é um novo ciclo que está vindo. Temos muitas meninas com talento, mas precisamos de muito trabalho juntas. O Graciano já está buscando isso e acho que com a chegada do Jorge Dueñas (técnico espanhol que assumirá a Seleção a partir de agosto) e a implementação de um trabalho mais coletivo vai ser bom para nós. Agora para o Pan acredito que temos equipe e energia para nos classificarmos. Isso é o mais importante. E, mais para a frente continuamos o resto do trabalho."


Duda Amorim, à direita. (foto reprodução TV Globo)

Brasil e Portugal voltam a se encontrar nesta terça-feira (13), às 19h30, no mesmo local, em um amistoso que ainda faz parte da preparação da equipe nacional para o Pan.

DESTAQUE

GOLS DO BRASIL


Jéssica, artilheira do jogo. (foto reprodução TV Globo)

Jéssica Quintino (6), Bruna (5), Samira (5), Ana Paula (4), Duda (3), Deonise (3), Amanda (2), Larissa Araujo (2), Mayara (2), Mariana Costa (2) e Regiane (2). Gols de Portugal: Mariana (8), Soraia (4), Sandra (3), Erica (3), Claudia (3), Maria (3), Cristiana (1), Patricia (1) e Adriana (1).

Programação de jogos Torneio Quatro Nações e amistoso

09/06 - SEX Portugal 26 x 14 República Dominicana Brasil 40 x 13 Chile

10/06 - SAB Portugal 31 x 26 Chile Brasil 36 x 9 República Dominicana

11/06 - DOM Brasil 35 x 29 Portugal (Esporte Espetacular) 14h30 - Chile x República Dominicana

13/06 - TER 19h30 - Brasil x Portugal - AMISTOSO INTERNACIONAL


Confira as 21 jogadoras convocadas para a disputa do III Torneio Quatro Nações:

Goleiras

Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria)

Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega)

Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).

Armadoras

Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC)

Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França)

Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca)

Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria)

Mariane Cristina Oliveira Fernandes (São Bernardo-SP)

Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).

Centrais

Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia)

Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP)

Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).

Pontas

Adriana Cardoso de Castro (HSG Blomberg-Lippe-Alemanha)

Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP)

Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca)

Larissa Fais Munhoz Araujo (Erd Noi Késilabda-Hungria)

Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca)

Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).

Pivôs

Regiane dos Santos Silva (São Bernardo-SP)

Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP)

Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).

Comissão técnica:

Técnico: Sérgio Luiz Graciano Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano) Assistente técnico: Cristiano Rocha Médica: Pauline Bittencourt Fisioterapeuta: Marina Calister Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri Massoterapeuta: Aparecida Rocha Supervisor: Álvaro Herdeiro

#noticias #seleçãoadultaf #handebolnacional

0 visualização0 comentário