• Andréa Rodrigues

Handebol Taubaté estreia com vitória no Pan-Americano de Clubes 2017


Equipe brasileira vence o Balonmano Ovalle no jogo de abertura da competição em Buenos Aires


Na tarde desta quarta-feira, 24, o Handebol Taubaté estrou no Campeonato Pan Americano de Clubes de Handebol, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina.

Seis equipes estão brigando pelo título, em formato de turno único em pontos corridos. O campeão terá direito a disputar o Super Globe, em agosto no Qatar.

O Jogo

Primeiro tempo

Na partida inaugural do torneio continental, os taubateanos fizeram uma apresentação muito boa, e venceram o Club Balonmano Ovalle, do Chile, por 32 a 15 (16 a 07 no primeiro tempo).

Credenciado como atual tetracampeão consecutivo do Pan de Clubes, o Taubaté entrou em quadra como franco favorito, diante da equipe chilena que, pela primeira vez, disputa uma competição continental. Tal cenário se confirmou quando a bola entrou em jogo.

Com sua equipe contando com força máxima, o técnico Marcus Tatá optou por colocar em quadra como formação inicial Rick no gol, Wesley e Alemão nas pontas, André Silva como central, Zepan e Denys como armadores, e Vinicius como pivô.


Do lado chileno, o time do Ovalle conseguiu equilibrar as ações nos primeiros cinco minutos. Tanto que a esta altura do jogo, o Taubaté vencia apenas por um gol. No entanto, a vantagem física do Taubaté era evidente, com jogadores mais altos e tecnicamente mais completos.

Na metade do primeiro tempo, o Taubaté já dominava as ações, e abriu vantagem de três gols. O Ovalle apostou em uma defesa 6-0, o que acabou dando vantagem ao Taubaté, que aproveitou a liberdade na zona de 9 metros para armar suas jogadas ofensivas.

Em desvantagem, o time chileno tentou em alguns momentos variar sua marcação para o sistema 6-1, para tentar incomodar os armadores taubateanos. No entanto, o Taubaté seguiu jogando melhor e dominando as ações ofensivas e convertendo em gols principalmente as jogadas com os pontas e as infiltrações usando seus laterais.

A superioridade taubateana se fez mais evidente a partir dos 20 minutos do primeiro tempo, quando a vantagem no placar começou a se ampliar. Com poucos erros, e boa postura defensiva, o Taubaté abriu 9 gols de frente e terminou o primeiro tempo vencendo por 16 a 07. Destaque para o goleiro Rick, do Taubaté, que só na primeira etapa teve aproveitamento de 61%, tendo defendido 11 bolas de 18 que foram chutadas pelo adversário.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, o Taubaté manteve a boa postura defensiva. Já o time chileno tentou avançar sua defesa em alguns momentos, atuando com o sistema 4-2, mas sem grande efetividade. O Taubaté abriu vantagem de mais de 10 gols antes mesmo da metade do segundo tempo. A partida terminou em 32 a 15 para o Taubaté.

Aproveitando o domínio do jogo, o treinador Marcus Tatá pôde colocar todos os atletas à disposição no banco para jogar, e aprovou a atuação da equipe na estreia. “Importante essa vitória tranquila na estreia. Tiramos aquela apreensão pelo começo do campeonato, todo mundo entrou em quadra e já sentiu o clima do torneio. Agora é manter o foco, pois daqui para frente a dificuldade só aumentará”, disse.

Sobre o placar elástico na partida de abertura, com 17 gols de vantagem, Tatá reafirmou que cada gol é importante, e a ordem foi foco total na conversão dos arremessos. “O campeonato é de tiro curto e pontos corridos, onde o saldo de gols pode definir até mesmo o título. Cada bola é valiosa e entramos em quadra focados em não desperdiçar nenhuma bola”, afirmou.


O Handebol Taubaté volta à quadra nesta quinta-feira, pela segunda rodada do torneio. A equipe joga às 19h00, contra o Villa Ballester (ARG), donos da casa.

O jogo será transmitido via internet no canal do Youtube da FemebalTV

#noticias #handebolnacional #panclubes2017m

0 visualização