• Andréa Rodrigues

Crianças têm oportunidade de inclusão social pelo esporte em Goiás


Equipe da Força Atlética desenvolve projeto que aproxima crianças do handebol e dá a elas novas perspectivas de futuro


A Força Atlética desenvolve um projeto social que atende alunos das redes públicas de educação. A ação é voltada para crianças e pré-adolescentes e oferece inclusão, esporte e aulas sobre meio ambiente, combate às drogas e outros temas ligados à cidadania.

O projeto é desenvolvido desde 2007 e já beneficiou mais de quatro mil crianças. A ação social tem patrocínio de empresa pública e acontece em sete escolas municipais e quatro estaduais situadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Os alunos participantes recebem uniformes gratuitos. Em cada núcleo as crianças têm duas horas semanais de aulas de handebol e uma hora de atividades diversas como palestras, pesquisas, trabalhos e aulas teóricas e práticas sobre temas relevantes para o exercício da cidadania como meio ambiente, combate às drogas e a criminalidade, higiene pessoal, educação sexual, equidade de gênero, igualdade racial, interação das diferenças e o respeito as individualidades.

“Tem espaço para todo o tipo de criança e não precisa ter perfil de futuro atleta”, explica a presidente da Força Atlética, Lilian Queiroz Antonio. Os alunos escolhidos para o projeto são indicados pelas escolas, e dá prioridade à crianças em situação de maior risco social, alunos com dificuldades de aprendizagem, com déficit de atenção e com problemas disciplinares.


Mais esporte

A Força Atlética possui uma equipe feminina de handebol profissional que representa Goiás em competições regionais e nacionais. A equipe é beneficiada pelo Pró-Esporte, programa de incentivo ao esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). Já o Projeto Social tem patrocínio da Petrobras, apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte.


* Ana Flávia Marinho - jornalista colaboradora da MAC Editora e Jornalismo (GO)

#noticias #handebolnacional

0 visualização