• Andréa Rodrigues

Dois torneios já conhecem os primeiros campeões do ano



O handebol universitário já deu início à disputa por títulos e os primeiros campeões já foram conhecidos. Nos dois primeiros finais de semana de março, a Escola de Educação Física e Esportes da USP (EEFEUSP) realizou pelo quinto ano consecutivo o Torneio EEFE de Handebol.

A competição foi criada pelos atletas de handebol da faculdade e possui três principais objetivos:

  • Vivência dos alunos/atletas na organização de uma competição, desde a escolha do formato de disputa e convite das equipes, até a elaboração de tabelas; divisão de tarefas e gerenciamento diário da competição. Acho que é a melhor forma de aprender para um aluno de faculdade, fazê-lo vivenciar situações reais por meio do esporte e que farão parte de sua vida profissional num futuro próximo.

  • Outro objetivo é dar condições financeiras às equipes da faculdade, ajudando nas diversas disputas durante o ano esportivo.

  • E um terceiro objetivo, já muito mais relacionado a todos os participantes, é dar ritmo de jogo e preparar os atletas para as inúmeras competições durante o ano.

Nas primeiras edições eram convidadas apenas equipes da USP, mas nos últimos anos o torneio tem sido disputado pelas melhores faculdades de São Paulo. Vale a pena ressaltar que, por se tratar de um torneio de início de temporada, cada partida tem duração de dois tempos de 15 minutos e apenas a final é disputada em dois tempos de 20 minutos. Neste ano, foram inscritas 12 equipes de cada naipe divididas em quatro chaves com 3 times. Ao final da primeira fase, onde cada equipe jogava contra os dois adversários da sua chave, eram definidas 3 séries (ouro, prata e bronze) compostas pelos quatro primeiros, segundos e terceiros das chaves. Feita a divisão, as quatro equipes jogariam semifinal e final para definir o campeão dentro de sua série.

Na Série Ouro masculina, as semifinais foram disputadas entre as equipes do Direito Mackenzie x Física USP e FEA USP x EEFEUSP. No feminino os confrontos foram entre Medicina USP x EEFEUSP e FGV x Direito Mackenzie. Após vencerem seus jogos, Direito Mackenzie e FEA fizeram a final do masculino, enquanto Medicina e GV disputaram a final do feminino.


E assim conhecemos os primeiros campeões de 2017: Direito Mackenzie no masculino e Medicina USP no feminino. Independente de ser um torneio competitivo e que define equipes campeãs, o Torneio da EEFE é um momento especial, pois possibilita a alunos da faculdade a vivenciarem diferentes situações organizacionais da área esportiva, além de dar volume de jogo a mais de vinte equipes universitárias de São Paulo. Uma grande iniciativa a ser seguida.



Já estamos em abril, e no dia 01 foi realizada a segunda competição universitária de São Paulo, a Copa dos Campeões da USP, disputada apenas entre as equipes da USP em um jogo entre a campeã da Copa USP (1º semestre de 2016) e dos Jogos da Liga USP (2º semestre de 2016). Como a Medicina USP venceu as duas competições no feminino, o adversário foi a Seleção da USP num jogo bem movimentado e com grandes lances. No final, vitória da Medicina por 25 a 15 e o segundo título do ano para a equipe. No naipe masculino, a EEFEUSP venceu as duas competições de 2016 e também deveria enfrentar a Seleção da USP, mas por falta de comunicação e data adequada, o jogo não foi realizado.

Como já havia dito, as competições universitárias seguirão a todo vapor. Parabéns a todos os envolvidos e até a próxima.


Convidamos você também a participar. Deixe aqui seu comentário, envie sua sugestão de assunto e entrevistas, elogios ou críticas para o HandBlog Tchê Esportes.

PERFIL DO AUTOR

Álvaro Casagrande Herdeiro é técnico da equipe feminina da Medicina USP e masculina da UNIP. Auxiliar técnico da Seleção Brasileira Universitária Masculina de Handebol.

SOBRE A PÁGINA

Vai contar sobre o dia a dia do handebol universitário, como rotina de treinos, seletivas, competições, principais atletas e as histórias do esporte na universidade.

#handeboluniversitario #handeboluniversitario2017 #blog #noticias #handblog

0 visualização