• Andréa Rodrigues

VAI E VEM HANDEBOL


A movimentação de atletas no mercado de handebol


HANDEBOL MASCULINO


LEANDRO PAULO

Equipe de origem: Handebol Londrina (PR)

Posição: Ponta esquerda

Idade: 25 anos

O mineiro Leandro Paulo chega à Guarulhos vindo da equipe de Londrina (PR). Ele já conhece o handebol paulista porque jogou em Peruíbe, Pindamonhangaba, Piracicaba e São Caetano. “Minha decisão de ir para Guarulhos é estar em São Paulo para disputar o melhor campeonato estadual que temos. Disputando esse campeonato você adquire uma experiência muito grande”, contou o atleta à Tchê Esportes.

O atleta tem entre seus títulos um vice-campeonato paulista Júnior, vice da Copa do Brasil e o também foi campeão paranaense, além de ter participado de fase da Seleção em categoria de base. Ele comemora a chance de jogar por Guarulhos. “Guarulhos retornou ao paulista adulto masculino ano passado, eu me interessei pelo projeto deles e quero abraçar isso para fazer o handebol da cidade voltar à elite. Só tenho agradecer ao time de Londrina, que é uma ótima equipe, com uma estrutura muito boa.”


CLEBER ANDRADE

Equipe de origem: Handebol Taubaté

Posição: Ponta esquerda

Idade: 22 anos

Cleber Andrade vai atuar na guerreira equipe de São Caetano, após cinco temporadas defendendo o Taubaté/SP. Atleta com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira conquistou Títulos como Pan-americano e Sul-americano. Participou de Campeonatos Mundiais de Seleções Juvenil, Junior e Adulta. Campeão Paulista, Tri-Campeão da Liga Nacional e Tetra-Campeão Pan-Americano de Clubes.

(Fonte Divulgação São Caetano)


MICHAEL BRAVET "Cuba"

Equipe de origem: Handebol São José dos Campos

Posição: Goleiro

Idade: 35 anos

Michael Bravet acertou seu retorno à equipe na última semana. O goleiro Michael Bravet, também conhecido como “Cuba” assinou contrato com o time taubateano e voltará a defender a camisa da equipe nesta temporada. O goleiro atuou pela equipe valeparaibana nas temporadas de 2011, 2012 e 2013.

“Recebi a proposta para retornar ao Taubaté por conta da saída de um dos goleiros (João Victor, que recebeu uma proposta de uma equipe da Hungria), e fiquei muito feliz. Aceitei pois sei que aqui a estrutura é boa, o trabalho é muito sério e o foco é em ganhar títulos. Os anos em que eu joguei aqui foram ótimos, sempre disputando para ganhar”

Cuba joga handebol desde os 11 anos de idade, e chegou a atuar pela Seleção cubana. Depois de deixar seu país de origem, veio viver no Brasil, e posteriormente naturalizou-se dominicano. Dentre as principais competições em que defendeu a camisa da República Dominicana, destaque para a participação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.

(Fonte Divulgação Handebol Taubaté)


ZEBA

Equipe de origem: Club Balonmano Puerto Sagunto

Posição: Meia Direita

Idade: 33 anos

O ex-capitão da Seleção Brasileira de Handebol, reforça o Pinheiros na temporada 2017. O atleta estava na Espanha e defendia o Puerto Sagunto. Em 2015 Zeba jogou por Taubaté, depois de ter defendido justamente o Pinheiros. Pela Seleção, um dos últimos títulos conquistado foi o Pan-americano de Toronto e ficou de fora das Olimpíadas do Rio 2016 por causa de uma lesão.


JACKSON SOUZA

Equipe de origem: São José dos Campos

Posição: Armador Central

Idade: 28 anos

Em 2016 defendeu a equipe do São José, que foi 6ª colocada no Super Paulistão, e foi o terceiro maior artilheiro do campeonato com 97 gols. No final do ano passado jogou a Liga Nacional pelo Clube Português do Recife.


BRUNO SANTANA

Equipe de origem: Handebol São Caetano

Posição: Armador Central

Idade: 34 anos

O armador central multicampeão Bruno Santana é mais um atleta da extinta equipe de São Caetano a se transferir para São Bernardo/Metodista.

"Estou muito feliz com o projeto para 2017 uma equipe forte de muita tradição maior vencedor da Liga Nacional. Depois de 19 temporadas em São Paulo jogando contra estou me mudando pra lá e com muita vontade e energia de fazer um excelente trabalho. Em São Bernardo a comissão técnica está fazendo um bom trabalho nas contratações e montando um bom time", contou o jogador à Tchê Esportes.

Bruno defendeu o EC Pinheiros por 14 anos e nos últimos dois esteve em São Caetano. O atleta tem participação em 2 mundiais Junior, 4 mundiais adultos, 1 mundial de clubes além de 2 jogos Olímpicos.


LEONARDO ABRAHÃO

Equipe de origem: EC Pinheiros

Posição: Central

Idade: 20 anos

Leo Abrahão foi uma das revelações do Esporte Clube Pinheiros na Liga Nacional 2016. Foi campeão Pan-Americano Juvenil em 2014 e vice-campeão da Liga Nacional em 2015 e 2016. Ele embarcou para Portugal onde vai ficar por três semanas e depois pode assinar contrato para se transferir no segundo semestre.


RONEY

Equipe de origem: São Caetano

Posição: Goleiro

Idade: 25 anos

O atleta disputou a temporada 2016 pelo São Caetano. Já teve passagens pela FAB/Vasco e Metodista e foi campeão Pan-americano Junior em 2013 (Mar del Plata), além de vice-campeão Mundial Universitário em 2014.


DIOGO HUBNER

Equipe de origem: São Caetano

Posição: Armador Central

Idade: 34 anos

Voltou ao Pinheiros depois de disputar a Liga Nacional 2015 pelo clube. Em 2016 ele jogou pelo São Caetano, comandado pelo agora técnico da Seleção Brasileira Masculina Washington Nunes. Também participou das Olimpíadas do Rio 2016 com a Seleção.


CAUÊ HERRERA

Equipe de origem: São Caetano

Posição: Pivô

Idade: 23 anos

Volta a defender a equipe do São Bernardo/Metodista em 2017. Ele jogou pelo clube do ABC na temporada 2015 e no ano passado foi para o São Caetano. Foi vice-campeão mundial universitário em 2014 com a Seleção Brasileira Universitária.


MATHEUS LENNON

Equipe de origem: Handebol Londrina

Posição: Ponta Esquerda

Idade: 26 anos

Disputou a Liga Nacional 2016 pelo time de Londrina, mas conhece bem o handebol paulista, já que jogou por Piracicaba, São José dos Campos e São Carlos.

HANDEBOL FEMININO



BRUNA DIAS

Equipe de origem: CEPE/Santos

Posição: Armadora

Idade: __ anos

Santo André


ELLEN ARAÚJO

Equipe de origem: São Bernardo/Metodista

Posição: Ponta Direita

Idade: __ anos

Santo André


KEYLA LIMA

Equipe de origem: Handebol Cascavel/PR

Posição: Pivô

Idade: __ anos

Santo André


THAIS MARCONDES

Equipe de origem: Handebol Osasco

Posição: Armadora Central

Idade: __ anos

Santo André


DANIELE GIACOMAZI

Equipe de origem: Santo André

Posição: Ponta Direita

Idade: 28 anos

A ponta Dani Giacomazi sai de Santo André, clube que defendeu em 2015 e 2016, para assumir a posição que foi de Célia Coppi. A atleta já defendeu a Seleção Brasileira nas categorias de base e foi campeã mundial universitária em 2014 com a equipe do Brasil.


ANA LUIZA BORBA

Equipe de origem: São Caetano

Posição: Ponta Direita

Idade: 20 anos

A ponta iniciou na categoria de base com 12 anos jogando escolar pelo colégio Santa Emília, em Olinda (PE). Com 14 anos foi jogar no colégio Castro Alves, no Espírito Santo, e ficou lá por três anos, até 2013. Com 18 anos foi jogar em Concordia (SC), nas temporadas, 2014 e 2015. "Gostei muito da experiência em Concórdia, mas surgiu a vontade de ir para São Paulo, que eu considero como polo do handebol brasileiro por ter jogos o ano inteiro", contou a atleta.

Em 2016 ela defendeu o São Caetano. Entre os principais títulos conquistados pela atleta nas categorias de base da Seleção Brasileira estão o Pan-Americano Juvenil em 2014 e o Pan-Americano Junior em 2016, além da participação nos mundiais das duas categorias e nas Olimpíadas da Juventude em 2014. A estreia da atleta no time do São Bernardo/Metodista deve acontecer somente em maio, já que ela realizou uma artroscopia para corrigir um problema na cartilagem.


Ana Luiza, ponta direita do São Caetano Handebol Feminino, foi destaque e artilheira no jogo contra o São Bernardo, em 12/abril, pelo Super Paulistão Feminino de Handebol 2016.


BRUNA CAROLINE

Equipe de origem: Guarulhos

Posição: Ponta Esquerda

Idade: 23 anos

A carioca Bruna está bem adaptada ao handebol do estado de São Paulo. Já jogou por São José, Osasco e no ano passado foi vice-campeã do Super Paulistão por Guarulhos. Foi a artilheira do Super Paulistão com 158 gols em 24 partidas. Em 2015 ela foi convocada para amistosos no Paraguai pela Seleção Brasileira. Neste ano vai defender a renovada equipe da Metodista.


JÉSSICA OLIVEIRA

Equipe de origem: Handebol São Caetano

Posição: Goleira

Idade: 26 anos

Uma das goleiras da Seleção Brasileira, Jéssica veio para o handebol adulto de São Paulo em 2016, após defender por muitos anos a equipe de Concórdia (SC). No São Caetano iniciou bem a temporada, mas uma lesão na mão a tirou dos jogos finais do campeonato.


CAROL FAJARDO

Equipe de origem: Handebol São Caetano

Posição: Pivô

Idade: 28 anos

Carol é campeã do Mundial Universitário de 2014 que foi realizado em Portugal. Em 2015 defendeu Santo André e no ano passado esteve no São Caetano.


TAINARA GONÇALVES

Equipe de origem: Esporte Clube Pinheiros

Posição: Armadora

Idade: 28 anos

A armadora foi campeã da Liga Nacional 2016 com o Esporte Clube Pinheiros. Neste ano volta a jogar por São Bernardo/Metodista, equipe que ela defendeu em 2015, antes de transferir-se para a Europa onde jogou uma temporada.


LARISSA SILVA

Equipe de origem: Santo André

Posição: Ponta Direita

Idade: 22 anos

Larissa Silva disputa a Liga Nacional da Romênia. A ponta direita defende o CS Magura Cisnadie. Ela fechou contrato com a equipe no fim de dezembro, ainda dentro da janela de transferência internacional. Lary jogou a última temporada pelo Santo André, depois de ter jogado nas categorias de base do Handebol Jundiaí.

“A oportunidade apareceu e eu mandei um vídeo. Vim para um período de treinos e fui contratada. Sempre foi um sonho jogar fora, desde quando estava nas categorias de base do Jundiaí Handebol Clube e graças a Deus está acontecendo”, contou à Tchê Esportes.


JULIANA SILVA

Equipe de origem: São Bernardo/Metodista

Posição: Armadora Esquerda

Idade: 18 anos

O time de São José fechou grupo com a contratação da armadora esquerda. Ela jogou a última temporada pelo São Bernardo/Metodista, mas iniciou no handebol nas categorias de base do São José. Ela também defendeu o Taubaté, em 2015.


DANI JÓIA

Equipe de origem: São Caetano

Posição: Armadora Central

Idade: 26 anos

Fechou acordo com o Pinheiros para jogar a temporada 2017 pela equipe adulta de handebol. Ela chegou ao clube no fim do ano passado, vinda do São Caetano, apenas para disputar a Liga Nacional e ajudou o time a se consagrar campeão do torneio pela primeira vez. Foi campeã mundial universitária em 2014 com a Seleção Brasileira.


TAMIRES ANSELMO

Equipe de origem: CEPE/Santos

Posição: Pivô

Idade: 26 anos

Havia assinado com o clube apenas para a participação na reta final da Liga 2016. Foi bem na competição e conseguiu o título que faltava em seu currículo, de campeã da Liga Nacional. Durante o ano passado jogou pela equipe de Santos, mas nos primeiros meses ainda se recuperava de uma cirurgia no quadril.


SHAYANE OLIVEIRA

Equipe de origem: Taubaté

Posição: Central

Idade: 29 anos

A central veio do Taubaté /FAB onde jogou em 2016 e conquistou o terceiro lugar no Super Paulistão Feminino de Handebol para defender o São José nesta temporada. Em 2015 jogou pela FAB/Vasco e já teve passagens pelas seleções brasileiras de base.


ERIKINHA SIQUEIRA

Equipe de origem: Taubaté

Posição: Ponta Direita

Idade: 29 anos

Erikinha é mais uma atleta experiente que foi contratada pelo time de São José. Também veio do Taubaté/FAB e jogou em diversos clubes brasileiros.


BRUNA GOMES

Equipe de origem: EC Pinheiros

Posição: Pivô

Idade: 19 anos

Bruna jogou no Esporte Clube Pinheiros (ECP) até 2016 e foi campeã Pan-americana Juvenil com a Seleção Brasileira também no ano passado.


GILVANNA MENDES

Equipe de origem: Clube Português do Recife

Posição: Armadora Esquerda

Idade: 19 anos

A atleta foi eleita a melhor jogadora de handebol do Maranhão em 2015 e ganhou o Troféu Mirante do Esporte. Jogou no clube Barbosa de Godóis Handebol (BHG) e foi campeã Pan-americana Juvenil com a Seleção Brasileira em 2016.


ANDREZA ALMEIDA

Equipe de origem: Taubaté

Posição: Armadora Esquerda

Idade: 19 anos

A atleta já jogou nas categorias de base de São José e em 2016 defendeu a equipe juvenil de Taubaté. Ela também participou de partidas do time adulto.


CAROLINE YASMIN

Equipe de origem: Taubaté

Posição: Armadora Esquerda

Idade: 17 anos

Moti, como é chamada pelas colegas, nasceu em Campo Grande (MS), mas jogava pela Liga Hamburguense de Handebol, em Novo Hamburgo (RS) em 2016.

LEIA TAMBÉM

Apahand/UCS volta à disputa da Liga Nacional de Handebol

Pré-temporada: Cauê Herrera retorna e Matheus Lennon chega ao handebol de São Bernardo

Pré-Temporada: Handebol Pinheiros se reforça com Dani Joia, Tamires Costa e Diogo Hubner

#noticias #superpaulistão #spm2017 #vaievemhandebol #handebolmasculino #handebolfeminino #spf2017 #sp2017

0 visualização