Brasil vence Japão e encaminha vaga no Mundial de Handebol Masculino


Seleção teve dificuldade em superar velocidade dos japoneses e agora torce para Rússia ganhar da Polônia para garantir a classificação


Zé Toledo, Seleção Brasileira de Handebol. (foto reprodução Divulgação

A Seleção brasileira fez o terceiro jogo no Campeonato Mundial de Handebol Masculino nesse domingo (15/jan). O adversário da vez foi o Japão e o Brasil fechou a partida no Parque de Exposições de Nantes em 27 a 24.

1º Tempo

O Brasil já esperava dificuldades para o jogo contra o Japão, que tem um time veloz e usa bem os contra-ataques. Mas o primeiro tempo acabou sendo mais complicado do que o próprio time imaginava. O técnico Washington Nunes começou usando uma marcação bastante alta, com Cleryston avançado e dificultando a troca de bolas japonesa. Durante quase toda a etapa a seleção não conseguia encaixar os ataques e errava muitas bolas. O goleiro japonês Kimura também foi bem e das defesas que fez saíram vários contra-ataques que resultaram em gols.

A Seleção Brasileira só conseguiu fazer um melhor jogo ofensivo nos últimos dez minutos, quando chegou a abrir quatro bolas. A defesa 6-0 começou a se entender e com isso o goleiro Maik também pegou mais bolas. O ponta direita Fábio Chiuffa fez um ótimo tempo e marcou cinco vezes. Mas novamente o time parece ter “desligado” nos dois minutos finais e tomou dois gols por causa de seus próprios erros. O primeiro tempo terminou 14 a 12 para o Brasil.

2º Tempo

A segunda etapa começou com o goleiro Bombom pegando um 7 metros logo aos 34 segundos. Mas ele entrou somente para fazer a defesa e logo Maik voltou para a partida. O goleiro titular teve desempenho de 44% (14/32). Bombom jogou apenas os dez minutos finais (3/9 – 33%).

A Seleção melhorou o ataque e Haniel novamente encaixava chutes potentes, tanto dos 9 e 10 metros quanto nas infiltrações. O jogo era veloz e o Japão continuou apostando nos contra-ataques. Mas o Brasil abriu quatro gols já aos cinco minutos da etapa e manteve vantagem até o fim da partida, nunca menor que dois gols. Fim de jogo: Brasil 27 x 24 Japão.

O artilheiro do jogo foi o meia esquerda Haniel Langaro com 62% de aproveitamento (8/13). Ele também foi escolhido pela organização do campeonato o MVP (melhor jogador da partida).

Com mais essa vitória a Seleção está próxima da vaga para as oitavas de final, já que está em terceiro na chave e quatro equipes se classificam. Nesta segunda-feira (16/jan) a Rússia enfrenta a Polônia e, se vencer, coloca o Brasil na próxima fase, já que Japão e Polônia ainda não tiveram pontos.

O próximo jogo da Seleção Brasileira será contra a Noruega na terça-feira (17/jan) às 11h. A partida terá transmissão do Sportv2 e da ESPN.

Outros resultados desse domingo(15/jan):

Grupo B

Islândia 22x22 Tunísia

Grupo C

Chile 14x35 Alemanha Arábia Saudita 11 x 13 Belarus

Grupo D

Argentina 17x35 Suécia Bahrein 22x32 Catar

Veja a defesa incrível do goleiro Maik no segundo tempo:


(Imagens SporTV)

ELENCO - Seleção Brasileira Masculina de Handebol