• Andréa Rodrigues

Lance aos 30 minutos define vitória de São José contra Santo André


Equipes fizeram jogo equilibrado e eletrizante até o último segundo pelo Super Paulistão Feminino de Handebol


No último segundo da partida entre Santo André e São José um 7 metros marcado pelo árbitro Tiago Marques definiu a vitória a favor da equipe visitante. Até então o placar de 18 a 18 mostrava o equilíbrio entre os times e resumia a partida eletrizante que aconteceu no ginásio do Camilópolis, em Santo André (SP) na tarde desse sábado. A ponta Marilene Domingos, de São José, saltou para tentar o desempate aos 29’59. Não fez o gol, mas provocou o 7 metros após a defensora adversária pisar na área. Jéssica Dias marcou e o placar final foi de Santo André 18 x 19 São José.


PRIMEIRO TEMPO

No primeiro tempo Santo André começou melhor, acertando mais o gol adversário. Mesmo assim, não conseguiu abrir grande vantagem e São José logo mostrou poder de reação. As donas da casa tinham o elenco mais completo, enquanto São José veio apenas com nove atletas: duas goleiras e sete jogadoras de linha. A única troca era na posição de pivô. Patrícia Jesus, Tatiana Silva e a goleira Carla Ferraz, a Bebê, todas afastadas por lesão, viajaram com o time, mas ficaram na arquibancada só assistindo o jogo.

Santo André não tinha tanta eficiência no ataque, mas defensivamente conseguia ajudar a goleira Flavinha. São José procurava acelerar a partida, principalmente com Bruna Paula e seguia encostando em Santo André no placar. A etapa terminou com a vantagem de uma bola das donas da casa: 9 a 8.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou tão corrido como a etapa anterior. São José buscava as jogadas de contra-ataque e logo aos cinco minutos, num lançamento para a armadora Bruna Paula, a goleira de São André Flavinha tentou interceptar fora da área e acabou levando o cartão vermelho (desqualificação) logo aos cinco minutos do período.

A goleira Naira Almeida assumiu a trave do Santo André e “fechou” o gol: foram pelo menos cinco defesas cara a cara com as adversárias. A partida seguia equilibrada e aos 17 minutos São José passou à frente pela vez (15 a 14), mas o equilíbrio permanecia.


Quando todos achavam que a partida terminaria empatada em 18 a 18, o São José atacou pela ponta direita com Marilene. O gol não saiu, mas um segundo antes do fim do jogo o árbitro marcou 7 metros após observar que a defensora adversária invadiu a área no momento do chute. A provocação entre as atletas foi grande e Jéssica, de São José, chegou a fazer o gesto de “silêncio” para a goleira Naira após o gol de 7 metros que determinou o desempate. Final: Santo André 18 x 19 São José.

O técnico de São José Chico Silva disse a vitória de sua equipe foi na superação. “Com as meninas fora a gente perdeu muito defensivamente, embora a gente tenha defendido bem hoje. O primeiro tempo foi meio estranho, eu sabia que ia ser assim, eu conheço a minha equipe, mas valeu pela superação. Nos últimos 13 minutos eu vi o nosso time com outro rosto dentro da quadra”, avaliou Chico.


Para a goleira Daiane Faria o jogo foi muito movimentado. “Foi muito equilibrado hoje. Nossa equipe ainda pode melhorar, mas o que importa é que saímos com a vitória”, disse à Tchê Esportes.


A armadora de Santo André Thamiris Duarte disse que quem errou menos saiu com a vitória. “Nos últimos lances a gente precipitou nas finalizações e passes. Precisamos treinar mais para jogar contra defesas mais flutuantes”, falou a atleta.


O técnico Rubens Piazza, de Santo André, disse que a partida foi perdida já aos 20 minutos do primeiro tempo quando a equipe errou muitas finalizações. “Deixamos São José gostar do jogo e elas passaram a acreditar que podiam ganhar. A hora que o jogo ficou empenhado, paramos de pensar. Isso não pode acontecer. A gente espera devolver essa derrota lá em São José”, disse Piazza.


DESTAQUE

MELHOR DO JOGO

A goleira Naira Almeida, do Santo André, foi escolhida a melhor jogadora da partida pela Federação Paulista de Handebol (FPHb).


DESTAQUE

ARTILHEIRA

A armadora Bruna Paula, do São José, marcou oito gols e foi a artilheira do jogo. Pelo Santo André, quem marcou mais foi Flavia Silva, com quatro gols.


DESTAQUE

MEIA ROSA

A goleira do São José Daiane Faria não queria que a nossa reportagem mostrasse a meia rosa que usava por baixo da calça do uniforme. Mas ao dar entrevista ao repórter mirim Anderson Pereira o figurino ficou evidente...


DESTAQUE

TORCIDA INTERNACIONAL

A atleta Tainara Luna, de férias no Brasil já que a temporada na Europa acabou, esteve no ginásio do Camilópolis para assistir o jogo.


DESTAQUE

TORCIDA NACIONAL


Marcão, goleiro do Pinheiros e marido da ponta Fernanda Barbosa, também esteve no ginásio em Santo André. Quem também apareceu por lá foi Jayson Correia, armador da equipe da Metodista/São Bernardo.


SÚMULA DO JOGO

ÁRBITROS

Hosana Bastos e Thiago Marques


CRONOMETRISTA E SECRETÁRIA

Silmara Furtado e Andrea Inglez


DELEGADO DA FPHb

Rogério Fiacadori

EXCLUSÕES

Santo André (04)

São José (04)

DESQUALIFICAÇÕES

Santo André (01)

DESTAQUE

COMO FICA


DESTAQUE

AGENDA

Santo André volta jogar no dia 29 de junho, quarta-feira, contra o São Caetano. A partida acontece às 18h30 no ginásio do Camilópolis, em Santo André (SP).

São José só volta a jogar no dia 19 de julho, terça-feira, contra Guarulhos, às 16h30 no ginásio Vale do Sol, em ão José dos Campos (SP).

GALERIA


#superpaulistão #sp2016 #handebolfeminino #spf2016 #noticias #santoandréfeminino #sãojoséfeminino

2 visualizações