Buscar
  • André Pereira

Pinheiros vence Seleção Feminina de Handebol Junior


Jogo-treino valeu como primeiro teste para a Seleção, que foi derrotada pelo Esporte Clube Pinheiros por 27 a 25


Na noite dessa terça-feira (8/mar), em um jogo fechado para o público, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol Junior realizou o primeiro teste da equipe contra o Esporte Clube Pinheiros (ECP) no ginásio poliesportivo do clube. O primeiro tempo terminou em 13 a 12 para o Pinheiros e o placar final foi de 27 a 25 para as donas da casa. A última e decisiva fase de treinamento da Seleção Brasileira Feminina de Handebol Junior antes do Pan-americano em Foz do Iguaçú tem ainda mais dois jogos-treino programados pelo técnico Daniel Suárez, o Cubano: contra Santo André e São Caetano.

A partida foi bastante equilibrada, mas as duas equipes mostraram que ainda precisam de muitos ajustes. O Pinheiros ainda tem cerca de um mês até o início do Super Paulistão, mas a Seleção Junior já começa a competição no próximo dia 15.


Cubano, técnico da Seleção Brasileira Feminina Junior. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“É um ‘tiro’ muito curto, apenas quatro dias de competição”, falou o técnico Daniel Cubano à Tchê Esportes.

Primeiro Tempo


Primeiro tempo do jogo-treino. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

As duas equipes começaram trabalhando com marcação 6-0. Cubano explicou que esse será o principal sistema adotado, uma vez que a Seleção vai enfrentar equipes bastante altas. Ele realizou muitas trocas, principalmente na ponta esquerda e no centro, com as armadoras e também com as pivôs. Vale lembrar que o técnico da Seleção vai ter que cortar duas atletas da lista e levar 16 jogadoras para a competição. A convocação de mais atletas geralmente ocorre quando o treinador ainda tem dúvidas em alguma posição.

As principais reclamações de Cubano foram quanto à velocidade na ligação do primeiro passe com o ataque e também em relação à defesa, que ele considerou que haviam muito espaços abertos. O Pinheiros se aproveitou da situação e conseguiu encaixar bons chutes de fora (9m), principalmente com a armadora Giórgea. O primeiro tempo terminou com a vantagem do Pinheiros, por 13 a 12.

Segundo Tempo


Segundo tempo do jogo-treino. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

No segundo tempo ambas equipes trocaram as goleiras e Pinheiros voltou com uma marcação 5-1.


Mauricio Antonucci, técnico assistente do EC Pinheiros. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“O Cubano pediu para trabalharmos com uma defesa mais alta para testar as atletas dele”, contou Maurício Antonucci, assistente técnico de Alex Aprile e que comandou o Pinheiros, já que Aprile está na fase de treinamento da Seleção Brasileira Adulta.

A Seleção Junior não conseguia passar à frente no placar, chegando no máximo ao empate em alguns momentos. Pinheiros continuava aproveitando os espaços na defesa e os chutes de fora, no segundo tempo realizados mais pela armadora Renata. Antes dos minutos finais o técnico cubano, da Seleção, pediu tempo para reorganizar a equipe e tentar tirar a diferença, que era de três bolas. Apesar de mais atentas e com o jogo um pouco mais acelerado o placar terminou com a vantagem do Pinheiros por 27 a 25.

O resultado no placar, no entanto, foi influenciado também por um fator extra-quadra: dez atletas da Seleção estavam com infecção intestinal e Cubano não pode contar com o time que ele considera ideal e por mais tempo em quadra. As atletas jogaram mas o desconforto era visível.

Seleção Brasileira Júnior


Seleção Brasileira Feminina Junior. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Goleiras: Alice Fernandes da Silva (Pinheiros - SP) e Maitê de Lima Dias (Apahand/UCS/Caxias do Sul - RS).

Centrais: Ana Carolina Américo Resende (ADH 15 de Piracicaba - SP), Gabriela Romero Moraes (Pinheiros - SP) e Talita Alves Carneiro (AAU - Handebol Concórdia - SC).

Armadoras: Bruna de Paula (Instituto Buzzo Sport/São José dos Campos - SP), Gabriela Bitolo (Pinheiros - SP), Juliana Lima (Pinheiros - SP) e Mariane Fernandes (Metodista/São Bernardo - SP).

Pontas: Ana Claudia Bolzan (Pinheiros - SP), Ana Luiza Borba (São Caetano - SP), Fernanda Malaquias do Nascimento (Clube Português/AESO - PE), Marilene Domingos de Souza (Instituto Buzzo Sport/São José dos Campos - SP) e Nicole Luz Damascena (Pinheiros - SP).

Pivôs: Bruna Nascimento Baptista (Colégio Eduardo Gomes - SP), Camila Maia (Clube Português/AESO - PE), Jéssica Louise Costa (FAB/Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino - RJ) e Luana Teresa da Silva (Associação Jundiaí de Esportes - SP).

Comissão técnica

Técnico: Daniel Suarez "Cubano"

Auxiliar técnico: Isaias Oliveira

Treinadora de goleiras: Camila Dionizio Ferraz

Preparador físico: Fausto Steinwandter

Fisioterapeuta: Eduardo Ruhling

Supervisora: Cláudia Monteiro do Nascimento

Esporte Clube Pinheiros


EC Pinheiros. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Goleiras: Tatiana Ramos Alves e Nubia Rafaela de Morais Ramos

Central: Michele Assi Lourenço, Marcela Mateus Silva Sergio

Armadoras: Renata Mateus da Cruz, Giulia Guarieiro, Giorgea Marcio

Pivôs: Amanda Santos Abreu Bomfim, Carolina Lourenço Ferreira

Pontas: Juliana Moura Reinbold, Julia Borges Fagundes, Isabelle dos Santos Medeiros, Marcela Silva Branco, Julia Paranhos de Oliveira Borges, Nathalie Malaguti Taus

Comissão Técnica:

Técnico assistente: Maurício Antonucci

Coordenador: Sérgio Hortelan

Árbitros:

Jean Alves


Árbitro Jean Alves. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Dayana Lemos


Árbitra Dayana Lemos. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Cronometrista:

Cláudia Mota


Cronometrista Cláudia Mota. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Outro Ângulo

#seleçãojrf #noticias #pan2016jrf

13 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram