• Andréa Rodrigues

Cubano vai comandar Seleção Junior de Handebol Feminino


Atual técnico da Seleção Brasileira Universitária, Daniel Suarez assume a função em 2016.


O técnico Daniel Suarez, o Cubano, atual campeão mundial de handebol universitário feminino, vai assumir o comando da Seleção Brasileira Junior de Handebol Feminino a partir de 2016. O convite foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) Manoel Luiz Oliveira dois dias antes do Natal. “Esta é uma notícia maravilhosa, estou muito feliz”, comemorou Cubano, ao contar a notícia com exclusividade à reportagem da Tchê Esportes.

Ele substitui Eduardo Carlone, técnico da Metodista e que esteve à frente da Seleção no último Mundial Junior, realizado em 2014. O Brasil ficou em 15º lugar na competição. O comunicado de Manoel Luiz enviado ao novo treinador cita que a CBHb fez uma “reestruturação nas Comissões Técnicas para a categoria de base em 2016”.


Convite da CBHb (reprodução Tchê Esportes)

Cubano terá uma reunião com o técnico da Seleção principal Morten Soubak no dia 4 de janeiro. Somente depois dessa conversa é que serão definidos detalhes do direcionamento do trabalho para a categoria e também sobre a nova comissão técnica. A Seleção Brasileira Feminina Junior já tem marcada uma fase de treinamentos em São Paulo entre os dias 16 e 22 de janeiro para atletas nascidas em 96/97.

Saiba mais sobre Daniel Suarez, o Cubano

Daniel Robert Suarez nasceu em 8 de abril de 1966, Cuba. Defendeu a seleção nacional de seu país por 13 anos, mas não chegou a participar de Olimpíadas por causa de problemas políticos, já que entre 1984 e 1996 Cuba não chegou a disputar nenhuma edição dos jogos. Em 1996 Suarez veio ao Brasil e recebeu um convite para atuar pela Metodista, onde jogou por oito anos e conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. Durante esse tempo também foi coordenador das categorias de base e técnico da categoria infantil masculina da equipe por dois anos.


Cubano, no comando do Handebol no COTP/SP. (foto arquivo Tchê Esportes)

Atualmente ele é supervisor técnico e treinador do time feminino de handebol do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) em São Paulo. Cubano – apelido pelo qual é conhecido no Brasil devido a sua nacionalidade – também comandou a Seleção Brasileira Universitária de Handebol Feminino que foi campeã mundial em 2014, em Portugal, e que defende o título em 2016.


Morten e Cubano, em 2014, em treino da Seleção Universitária. (foto arquivo Tchê Esportes)

Em novembro de 2015 Cubano comandou a Seleção Brasileira Adulta Feminina convocada pelo técnico da seleção principal Morten Soubak para disputar jogos amistosos no Paraguai.

#handebolfeminino #seleçãoadultaf #noticias #seleçãojrf

0 visualização