• Andréa Rodrigues

Ponta Chiuffa fala de Handebol na Universíade e no Pan 2015


Atleta da Seleção Brasileira de Handebol Masculino fala sobre suas experiências e expectativas com o esporte.


Chiuffa, ponta direita da Seleção Brasileira de Handebol. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

O ponta direita Fabio Chiuffa não está disputando a Universíade na Coreia do Sul porque vai para o Panamericano de Toronto no Canadá. Mas ele já participou de duas edições e falou à reportagem da Tchê Esportes sobre suas experiências na competição. Chiuffa também contou qual a expectativa para a disputa do Pan 2015. E ainda, o segredo para as jogadas de efeito que realiza em quadra. A entrevista foi feita durante um treinamento da Seleção Universitária em São Bernardo do Campo (SP), no final de junho.

UNIVERSÍADE

A preparação


Chiuffa, em treino com a Seleção Universitária. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Acho que a maior dificuldade é fazer com que a gente fique o mais entrosado possível. Encaixar o jogo, jogar com o maior número de atletas possíveis. Então acho que o objetivo principal é tentar entrosar o time ao máximo pra ter esse feedback de saber o que o ‘cara’ vai fazer... só de olhar você já sabe. Como não tem muito tempo, tem que tentar aproveitar isso o máximo possível.”

A competição


Chiuffa, em treino com a Seleção Universitária. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Eu fui pra duas edições do Mundial (de Handebol). Uma a gente ficou em terceiro e uma a gente ficou em segundo. É gostoso demais estar na Seleção Universitária, é totalmente diferente da Seleção principal, que a gente não tem aquele peso de ‘tem que ganhar, tem que ganhar’. A gente também vem com o pensamento de vencer, só que não é aquele psicológico tão massacrante. É bem gostoso.”

PANAMERICANO 2015

A expectativa

“A gente está com uma expectativa boa, a gente está indo lá pra ser campeão, não tem o que dizer. (O Brasil) Está classificado já pra Olimpíada, mas isso não quer dizer nada, a gente está com o pensamento de ir lá e ganhar da Argentina na final. A gente está bem focado nisso também. Tivemos o Torneio Quatro Nações, que ganhamos, e isso é bom pra auto-estima também. Mas pensamento positivo sempre e ir pra cima dos caras.”

Handebol Masculino


Chiuffa dá uma pausa no treino e fala à reportagem da Tchê Esportes.

“Sem sombra de dúvidas (o handebol masculino) está numa crescente, a gente tem muitos jogadores novos que têm um potencial absurdo, a maioria está jogando fora do País. Isso pra evolução da nossa Seleção, pra evolução do nosso handebol é essencial, porque querendo ou não, a Liga no Brasil é mais fraca que a Liga na Europa. Então isso dá uma bagagem boa pra gente porque sempre está jogando jogo difícil, isso ajuda muito a evoluir, que é o que está acontecendo com o handebol masculino. O feminino já passou por isso, já tiveram resultados, já foram campeãs mundiais e a gente está em busca disso aí.”

As jogadas de efeito


Chiuffa, em treino com a Seleção Universitária. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Isso já vem desde moleque, que a gente treina bastante, treina pra caramba. Hoje em dia você não diz ‘vou subir aqui e vou dar uma rosca na bola’. Você salta e pensa ‘não tem o que fazer aqui!’ e sai automático. Mas nas categorias de base, sempre treinando, já passei horas e horas e dias. Acabava o treino e ficava horas com o goleiro treinando, treinando. Mas são anos de treinamento.”

Com tanta experiência e determinação, Chiuffa tem um recado às novas gerações do handebol brasileiro:


Chiuffa: "Tem que treinar!" (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Pra gente chegar na perfeição tem que treinar, né? Não tem o que fazer.”

Confira os atletas convocados para o Panamericano de Toronto 2015:

Goleiros: Cesar Bombom e Maik

Pontas: Chiuffa, André, Felipe e Lucas

Armadores: Zeba, Oswaldo, Raul e Thiago

Centrais: Bruno, Diogo e Henrique

Pivôs: Tchê e Vinicius

Técnico: Jordi Ribera

Assistente Técnico: Washington Nunes

Supervisor: Cássio dos Santos Marques

Confira os grupos:

Grupo A: Brasil, República Dominicana, Canadá e Uruguai

Grupo B: Argentina, Chile, Cuba e Porto Rico

Jogos da Seleção Brasileira Masculina na primeira fase:

17/jul (sex) - 12H30 - Brasil x Canadá

19/jul (dom) - 12H30 - Brasil x Uruguai

21/jul (ter) - 14H30 - Brasil x República Dominicana

#noticias #panadultom #pan2015adultom #toronto2015 #pan2015 #handebolmasculino #SeleçãoBrasileiraHandebol

0 visualização