• Andréa Rodrigues

Granado fala sobre a Ponte Preta no Brasileiro de Futevôlei 3x3



Treinador conversou com a Tchê Esportes sobre os atletas, as estratégias e os adversários de Bello, Vinícius, Fábio Tenório e Alexandre Dantas.


Alexandre Granado, treinador de Futevôlei. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Alexandre Granado é treinador da dupla campeã mundial de futevôlei Bello e Vinícius, mas também orienta os jogadores quando eles se juntam à Fábio Tenório e Alexandre Dantas na disputa das modalidades 3x3 e 4x4. Antes de viajar à Caldas Novas com a equipe da Ponte Preta, representada pelos quatro atletas, ele conversou com a Tchê Esportes sobre a competição. Confira:

BELLO


Bello, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“O Bello é um jogador que na dupla ele é que mais finta no ataque e no 3x3 não tem muita função a finta, porque por ter um jogador a mais na quadra a finta não é tão usada porque é mais difícil de a bola cair. Então o Bello fica numa segunda função, fica dando um passe de fundo, meio nas costas, no lado esquerdo do Fábio. Dá o passe pro Vinícius e ele levanta pro Fábio. A função do Bello é mais de passador que de atacante.”


Bello, mas não era #semshark ? (foto André Pereira / Tchê Esportes)


Bello, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

FÁBIO TENÓRIO


Fábio Tenório, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“No 3x3 nosso principal atacante não é o Bello, é o Fábio devido à força que ele tem e à ‘pancada’, porque o ataque dele é pra baixo, então é mais forte, é mais efetivo que o do Bello. O Fábio é o grande atacante do 3x3 mundial, ninguém ataca como o Fábio, com a força que ele tem. Então temos que usar isso a nosso favor por ele ser o melhor que faz isso no 3x3.”


VINÍCIUS


Vinícius, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“O Vinícius a função dele é mais na defesa e no levantamento, que ele é muito preciso. 90% dos levantamentos pro Fábio são feitos pelo Vinícius.”


Vinícius, precisão nos levantamentos. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

ALEXANDRE DANTAS

“Nós temos o quarto homem que é o Alexandre, que com certeza é um dos melhores passadores do Brasil. Ninguém tem o passe com o pé igual ao Alexandre. Então nós estamos muito bem servidos de passador.

A equipe


“Bello e Alexandre passam muito bem, Vinícius levanta muito bem e nós temos o melhor atacante do 3x3 do mundo que é o Fábio.”

A estratégia

“Normalmente quando o adversário vai sacar a recepção é em linha, ficam os três na mesma linha. Às vezes acontece de o saque ser no Vinícius, mas o adversário evita de sacar nele porque o Vinícius tem uma boa recepção. Então geralmente o saque é no Bello e no Fábio e o Vinícius levanta pro Fábio. Às vezes acontece na troca de bola do Fábio estar mal posicionado, aí o levantamento vai pro Bello ou então o Vinícius defende.


Fábio Tenório, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Os três podem atacar, só que 90% das vezes quem ataca é o Fábio, quando a jogada sai tudo certinho, a recepção, o posicionamento certo. Mas às vezes acontece, ele está ‘quebrado’ na quadra, está mal posicionado, aí o levantamento vai pro Bello ou pro Vinícius.”

O entrosamento


Bello e Vinícius, Futevôlei Ponte Preta. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Entrosamento conta muito. A equipe é formada por duas duplas, na verdade: Bello e Vinícius e Fábio e Alexandre. Então já tem o que vai ser feito basicamente na quadra e a gente conta muito com o entrosamento das duas duplas. Quando está Bello, Vinícius e Fábio o Bello e Vinícius fazem mais a função de dupla, e quando está o Fábio com o Alexandre e o Vinícius qum faz mais a função é o Fábio e o Alexandre. Então é uma forma da gente não se perder muito, não se atrapalhar muito. É contar com o entrosamento que já existe entre as duplas.”

Os adversários

Tem várias equipes boas a equipe do Náutico é muito boa, que são os paraguaios, a equipe do Flamengo que foi à final do Mundial, o Grêmio vem com a equipe boa também, o Atlético Goianiense... Tem várias equipes boas. Mas acredito que Flamengo e Náutico vão chegar nas finais com a gente.”

Campeonato Brasileiro de Futevôlei 3x3

Desafio Brasil X Paraguai

Desafio dos Reis

Data: 25 a 28 de junho de 2015

Local: Resort do Lago – Caldas Novas (GO)

Endereço: AV. Grande Lago, Gleba 10D

Horário: a partir das 9h

TCHÊ ESPORTES

Emoção da cabeça aos pés.

#futevolei #noticias

5 visualizações