• Andréa Rodrigues

Santo André melhora rendimento e vence São José


Vitória deixa equipe do ABC na luta pela classificação às quartas-de-final do Super Paulistão Feminino de Handebol.


A equipe de Santo André fez sua melhor partida até agora pelo Super Paulistão Feminino de Handebol e venceu o forte time de São José na noite dessa quinta-feira (17/set) no ginásio do Camilópolis, em Santo André. Depois de um início de campeonato bastante irregular, a equipe do técnico Rubens Piazza parece estar encontrando seu melhor momento.


Rubens Piazza, técnico de Santo André. (foto André Pereira /Tchê Esportes)

“A defesa se portou muito bem, com isso propiciou bastante contra-ataque. O ataque também foi mais tranquilo hoje, principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo nos perdemos um pouco, mas conseguimos recuperar, não perdemos tantos 7 metros. Fizemos mais dois pontos, que precisávamos, e vamos rumo à classificação”, disse Piazza à Tchê Esportes.

Primeiro Tempo


Goleira Flávia, de Santo André. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Com forte marcação e boas defesas da goleira Flavinha, Santo André chegou a abrir oito gols de vantagem na etapa. O técnico Márcio Volponi, de São José, teve que mudar a estratégia e tirar do banco a armadora Bruna Paula, recém convocada para fase de treinamento da Seleção Brasileira Adulta, e a pivô Verônica.


Marcio Volponi, Técnico do São José. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

“Nossa ideia era poupar algumas meninas, dar uma descansada, mas infelizmente o primeiro grupo que entrou acabou não correspondendo um pouquinho e aí no fim virou uma loucura, que não era aquilo que a gente queria”, disse Volponi, e referindo-se à maratona de jogos que o time enfrenta em função da participação também na Liga Nacional.

A partir da nova estratégia São José reduziu um pouco a diferença, mas o período terminou com a vantagem de cinco bolas para Santo André (16x11).

Segundo Tempo

São José voltou disposta a virar o jogo e tratou de acelerar mais a partida, facilitando as ações para a rápida Bruninha. O time chegou a deixar a desvantagem em apenas uma bola (21x20) aos 14min.


Bruna (esquerda) sob marcação implacável de Jéssica, de Santo André. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

No entanto, a marcação individual de Jéssica sobre Bruna reduziu as opções do ataque, que já não contava com a meia Patrícia Jesus, que sofreu uma fratura no dedo em um jogo da Liga Nacional de Handebol contra Concórdia.


Naira, goleira de Santo André. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Ao mesmo tempo, Piazza, de Santo André, trocou as goleiras e colocou Naira no lugar de Flavinha. Vika entra na armação e Carol substituiu Neia como pivô. Com jogadas bastante agudas, o que obrigou a defesa joseense a trabalhar forte, Santo André conseguiu três 7 metros em sequência e em certo momento da partida provocou a exclusão de duas jogadoras adversárias por dois minutos. Final de jogo: Santo André 26 x 21 São José.

Ficha do jogo:

Destaque – Audi, de Santo André


Artilheiras – Daniele Giacomazi, de Santo André, e Bruna Paula, de São José, com 6 gols



Árbitros – Daniel Magalhães e Rafael Couto



Cronometrista – Monia Augusto

Secretário – Fernando Nascimento

Delegado da FPHand – Antonio Ingles


Tabela de Classificação - Feminino



#superpaulistão #spf #handebolfeminino #santoandréfeminino #sãojoséfeminino #noticias #spf2015

4 visualizações